É baixa a satisfação dos clientes com os serviços prestados pelos bancos. Conforme, aponta uma pesquisa realizada pela Proteste Associação de Consumidores, com 3.493 consumidores: 49% dos entrevistados tiveram algum problema com o banco durante os últimos 12 meses. A satisfação só atingiu 60 pontos numa escala de 0 a 100. Taxas bancárias, juros e o tempo de atendimento são as principais causas da baixa satisfação. Além disso, é para quitar outras dívidas que o consumidor contrata empréstimo. Dos entrevistados, 51% do que têm financiamento imobiliário foram obrigados a contratar outros produtos, como seguro e conta corrente, o que se configura venda casada e é proibido por lei.
A pesquisa ainda mostra que 18% não sabem o quanto pagam de tarifa para manter suas contas. Entre aqueles que afirmam pagar por esse serviço, 31% disseram desembolsar mais de R$ 100 por ano. E mais: dos entrevistados que possuem empréstimo, 31% não fazem ideia de qual seja a taxa de juros que estão pagando pelo crédito, que, por sinal, costuma ser alto. Cerca de 20% desses entrevistados que possuem empréstimos adquiriram entre R$ 2.501 e R$ 5.000. E outros 19% afirmaram ter contratado empréstimos entre R$ 5.001 e R$ 10.000.
Um dos principais problemas relatados foi a dificuldade em entrar em contato com alguém no banco para tirar dúvidas, o mesmo inconveniente apontado em pesquisa anterior. Ou seja, mostra de que pouco foi feito pelos bancos para melhorar o atendimento ao cliente. A pesquisa avaliou a satisfação dos entrevistados em relação aos seguintes serviços oferecidos pelos bancos: conta corrente, cartão de crédito, crédito imobiliário, crédito pessoal. E também a avaliação geral sobre os bancos. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de questionários enviados por e-mail para os associados e também para não associados, entre os meses de novembro e dezembro de 2014. A Caixa foi o banco mais bem avaliado em termos de satisfação geral em relação ao crédito pessoal (73).