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Mauricio Salvador

Compras on-line chegaram perto de R$ 170 bi no Brasil em 2022

Pesquisa da ABComm confirma previsão de crescimento de 5% em relação ao ano anterior e vê equilíbrio com o retorno dos consumidores ao presencial

As vendas totais registradas no e-commerce brasileiro atingiram a marca de R$ 169,6 bilhões em 2022, conforme registrou estudo da ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Os dados revelam um crescimento de 5% em relação ao ano anterior, com cerca de 368,7 milhões de pedidos e um ticket médio de R$ 460 por cliente no ano passado. As compras pela internet seguem crescendo e, hoje, representam mais de 10% de todo o segmento do varejo nacional, segundo um novo levantamento da entidade sobre o fluxo do ano passado.

Os destaques de vendas foram nos segmentos de eletrodomésticos, telefonia, eletrônicos, casa e decoração, informática e moda. O setor de alimentos e bebidas também registrou crescimento no período, influenciado pelos jogos da Copa do Mundo. A sondagem da associação aponta que essa peculiaridade de 2022 impactou positivamente o número de pedidos, porém diminuiu o preço das vendas.

Projeções para o ano

Para 2023, a projeção de crescimento é maior, segundo a ABComm, com uma expectativa que gira em torno de 9,5%, podendo atingir os R$ 186 bilhões ao fim do ano. No período, o ticket médio deve se manter ainda em equilíbrio, chegando a R$ 470. Já os pedidos podem alcançar os 395 milhões. 

De acordo com Mauricio Salvador, presidente da ABComm, “o baixo crescimento nas vendas do ano gera mais expectativas para 2023, mas, em um cenário marcado pelo controle da pandemia, os níveis do e-commerce devem se manter estáveis. Apesar da digitalização crescente da sociedade global, o pós-pandemia colocou os consumidores de volta nas ruas e esse contexto deve refletir em um crescimento mais lento do setor se comparado aos anos de isolamento social”.

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