Detalhes que fazem diferença

Geralmente, tem-se a ideia de que para ter uma boa campanha publicitária que traga resultados é necessário fazer um alto investimento. Mas na edição desse ano do fórum “Grandes Sacadas de Marketing do Brasil”, foi provado por meio das marcas reconhecidas que nem sempre é preciso aplicar grandes valores, o diferencial está justamente voltado à maneira como as estratégias são colocadas em práticas em relação à concorrência. “Não é o maior budget, mas sim a empresa que, com os recursos que possui, consegue elaborar estratégias que superam as expectativas”, afirma Lívio Giosa, presidente do Centro Nacional de Modernização Empresarial, Cenam, e coordenador do fórum. A seguir, ele comenta mais sobre o evento e como o mercado está se comportando com as suas campanhas.
ClienteSA – Qual a importância de destacar as grandes sacadas de marketing?
Lívio Giosa: É importante mostrar para o mercado o que as empresas têm realizado em termos de inovação em marketing. Dentro desta percepção, o principal objetivo é valorizar cada vez mais os profissionais que fazem parte do processo de criação das estratégias que contribuem para que sua empresa, através de seus produtos ou serviços, ganhem share de mercado e encante seus consumidores.
O que o Sr. destaca dos vencedores desse edição?
Esta edição foi marcada por empresas que, independentemente do investimento, conseguiram criar estratégias diferenciadas em relação aos concorrentes. Destacamos a estratégia da Água Crystal, do Grupo Coca-Cola, que inovou na forma de comunicar um produto comum, agregando valor à marca por meio de uma campanha que, por meio da sustentabilidade, aproximou a marca dos consumidores. Também vale a pena citar o reposicionamento do Banco Panamericano sob a nova marca, Banco Pan, com características que consolidam o novo momento que a instituição esta vivendo.
O bom humor foi uma característica muito presente.
Como avalia o estágio atual das campanhas de marketing?
De maneira geral, 2013 foi um ano de expectativas em relação aos acontecimentos da Copa do Mundo e, com isso, as empresas investiram menos em suas ações de marketing, visando um “fôlego” maior para surfar a “grande onda” em 2014. O que vimos foi, em grande parte, um desdobramento das ações iniciadas em 2012.
Nesse primeiro semestre de 2014 percebemos uma clara reação, com as marcas apostando firme na visibilidade e no retorno que o evento mundial poderá proporcionar.

O que faz a diferença em uma campanha de marketing?
Esta pergunta é exatamente o que inspira cada edição do fórum “As Grandes Sacadas de Marketing”. O que faz a diferença é um conjunto de detalhes. Tudo começa com uma ideia, que vira uma estratégia e dentro da estratégia, diversas ações muito bem implementadas e conectadas levam a marca a se diferenciar. Não é o maior budget, mas sim a empresa que, com os recursos que possui, consegue elaborar estratégias que superam as expectativas. É possível alcançar ótimos resultados com investimentos relativamente baixos. O que nunca pode ficar de lado é criatividade para sair do “lugar comum” e surpreender.
Quais são os desafios para desenvolver uma ação que realmente traga resultados?
O mais importante é conhecer muito bem produto/serviço que está sendo comunicado, seu mercado, seus concorrentes e, acima de tudo, o perfil dos consumidores atuais e em potencial. A partir desse diagnóstico, elaborar estratégias para garantir que o cliente terá uma ótima experiência com a marca, além de contar com uma equipe criativa e antenada. Mesmo tendo um conceito já consagrado, é essencial buscar a inovação, reciclá-lo, renová-lo para não apenas manter as conquistas atuais, mas buscar a crescimento através da admiração que uma marca pode conquistar junto a seus públicos.

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