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Drogarias São Paulo e Pacheco ampliam vendas on-line com prateleira infinita

Estratégia de integrar os estoques das 1.500 lojas físicas tem como objetivo minimizar perdas de vendas por falta de produtos, otimizar os custos logísticos e transformar a experiência do consumidor

O Grupo Drogaria São Paulo e Pacheco (DPSP), anunciou a adoção da solução da Vtex com o objetivo de dar ao vendedor visibilidade do estoque de todas as 1.500 lojas físicas da rede. A iniciativa permitiu à companhia minimizar perdas de vendas por falta de produtos, otimizar custos logísticos e transformar a experiência do consumidor, ampliando suas vendas on-line em mais de R$100 milhões ao ano. “A todo instante, soluções e tecnologias surgem para atender os novos hábitos de consumo. No varejo farmacêutico, por exemplo, a prateleira infinita se tornou grande aliada, minimizando perdas de vendas por falta de estoque na loja física, já que a tecnologia permite ao vendedor consultar via aplicativo o estoque em tempo real de outras lojas”, comentou Fábio Schimidt, VP de solutions engineering da Vtex. 

O executivo explicou como a solução funciona. “Imagine que o consumidor entra em uma loja física em busca de um produto. No entanto, o item não está mais disponível no estoque daquela loja. Sem uma estratégia de integração de todos os estoques, o cliente pode buscar o produto na concorrência, afinal, existem inúmeras alternativas disponíveis atualmente no mercado.” 

Enquanto para Leandro Rocha, diretor de canais digitais do Grupo DPSP. “na prática, a tecnologia ultrapassa barreiras físicas e otimiza custos operacionais. O estoque integrado permite que o colaborador, na loja física, ou o consumidor, no marketplace das Drogarias Pacheco ou São Paulo, consulte e efetue o pedido de qualquer produto a partir de um estoque único”.

Inovação que gera resultados

A solução de prateleira infinita da Vtex unificou os mais de 30 mil produtos do Grupo DPSP, que vão desde medicamentos e produtos de higiene pessoal até produtos de limpeza e cuidados para a casa. Para a companhia, parceira da Vtex desde 2020, um dos grandes desafios foi tornar a ferramenta intuitiva e amigável para ser usada pelos mais de 27 mil colaboradores que realizam o gerenciamento de estoque nas lojas físicas. “Com nossa parceira à frente da gestão da ferramenta, pensando na relação B2B, nossa equipe de tecnologia passou a dedicar mais atenção para o lado B2C do negócio, com estratégias mais robustas para a promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida dos nossos clientes”, explicou Leandro.

Implementar a solução de prateleira infinita possibilitou ainda ampliar o portfólio de produtos do Grupo DPSP. Através da tecnologia para marketplace, foi possível ofertar em maior escala produtos como suplementos alimentares e acessórios ortopédicos e hospitalares. “Esses itens exigem um espaço físico maior nas prateleiras das lojas — um desafio que é superado com o marketplace, onde prateleiras físicas viram categorias dentro dos sites. Atualmente, 83% dos pedidos realizados nas drogarias do Grupo são liberados para entrega ao cliente em um prazo de até quatro horas, e cerca de 61% dos pedidos feitos online são retirados pelos clientes diretamente nas lojas físicas. À medida que foi ganhando presença no e-commerce, o Grupo DPSP reduziu em 15% suas despesas operacionais nos últimos quatro anos”, concluiu o diretor.

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