A Experian, empresa da área de informações e análise de riscos financeiros, está apresentando no Brasil o Baker Hill. A solução integrada ajuda no gerenciamento end-to-end de contas small business, que permite aos bancos obter os melhores resultados no relacionamento com seus clientes desse setor.
“Esta solução permite aos bancos obter desde o controle total dos processos de vendas, aplicação e aprovação de créditos até a documentação e a gestão de riscos, durante todo o ciclo de vida da conta”, destacou o diretor geral da Experian no Brasil, Gilberto Vasconcelos. “Um único aplicativo integra todas as áreas dos banco, incluindo comercial, back-office, crédito e operações, envolvidas no processamento das contas de small business”.
O sistema monitora continuamente o relacionamento do cliente com o banco. A monitoração permanente alerta o banco para situações que podem causar problemas ou oferecer vantagens no futuro. Se isso fizer parte da política de empréstimos da instituição, também estabelece uma pontuação periódica para a conta.
“A ferramenta se integra às tecnologias em uso pelo banco e sua flexibilidade permite que o monitoramento se processe de acordo com a política de empréstimos da instituição”, afirmou o diretor de desenvolvimento de negócios da Experian, Max Basile. “Ela age de maneira pró-ativa, emitindo um alarme e sugerindo ações quando uma situação negativa em potencial surge na conta”.
Identificada a situação, o sistema pode mudar os termos para empréstimos, organizar o processo de renegociação e colaborar com os esforços para se obter o pagamento. Se houver a política de pontuação, o sistema passa a incluir também um instrumento de análise, que atribui as notas. O sistema pode ser configurado para cada linha de atuação do banco, e, com uma infra-estrutura baseada em browser, é usado com muita facilidade pelos funcionários. A solução oferece também a oportunidade de se acompanhar a evolução da conta e a possibilidade de ampliar linhas de crédito ou oferecer melhores condições para os bons clientes.