A Business Objects, fornecedora de soluções de Business Intelligence (BI), anuncia os resultados de uma pesquisa que analisa a tomada de decisão em ambiente corporativo. A pesquisa, conduzida pelo Economist Intelligence Unit (EIU) e patrocinada pela Business Objects, falou com 154 executivos globais de nível C (CEOs, CFOs, CIOs etc) e descobriu que mais de 90% dos executivos acreditam que não têm as informações necessárias quando precisam tomar decisões importantes nos negócios. Mais da metade desses executivos estão preocupados com a possibilidade de tomar decisões equivocadas como resultado da falta de informação e 25% deles acredita que o corpo gerencial, freqüentemente ou sempre, entendem suas decisões de forma errada.
Apesar de oito entre dez executivos indicarem que o dado é o fator mais importante para se tomar decisões – mais do que fatores como a intuição pessoal, a opinião de outras pessoas, ou de um consultor externo – a pesquisa mostrou que mais da metade dos pesquisados disseram que a tomada de decisão em suas empresas é, na maioria das vezes, informal e subjetiva. “Estas são estatísticas sensatas”, diz John Schwarz, CEO da Business Objects. “Nós estamos falando sobre decisões de negócios que podem custar milhões de dólares para uma empresa”, explica.
“O fato é que os executivos que tomam decisões na empresa não estão conseguindo os dados que eles querem e valorizam, e estão sendo forçados a tomarem decisões por instinto”, diz Schwarz. “Em um momento em que os economistas estão prevendo que o aperto de crédito atual pode impactar o ambiente de negócios, é importante tirar vantagem sob cada aspecto que pode fazer a diferença diante das pressões competitivas globais. Os executivos devem exigir visibilidade de suas empresas para assegurar que suas decisões entreguem os resultados que seus investidores estão buscando”, afirma.