Com metas voltadas ao alinhamento da TI aos negócios, os gestores têm investido em processos que levam as organizações a excelência dos serviços. Após a aprovação da lei americana – Sarbanes-Oxley, sobre governança corporativa e parâmetros para regimento da TI, os gestores depositaram maior crédito nos Acordos de Níveis de Serviço ou SLA – Service Level Agreement – como é conhecido no Brasil.
Na busca pela otimização, as grandes organizações na fase de implementação do acordo devem tomar algumas precauções. Como o contrato envolve cliente, fornecedor e prestador de serviço, os termos devem ser bem claros para todas
as partes, com demarcações objetivas e estratégicas, prevendo que as ações corretivas e preventivas sejam contínuas.
No gerenciamento, também é fundamental que seja realizado o mapeamento dos processos de negócios com SLAs e freqüente monitoração dos indicadores. Desta forma, a TI pode responder as expectativas dos negócios.
Sendo interesse geral do mercado, no último dia 07 de dezembro, a Brunise Informática reuniu mais de 80 profissionais no seminário “Gestão de SLA”. Empresas do setor financeiro, indústria, prestadores de serviço, energia e telecom participaram do encontro, onde foram discutidos vários pontos: da implementação ao gerenciamento do SLA.
Como mediador, Elvízio Vanzo, Diretor Geral da Brunise Informática avaliou o SLA como componente fundamental no processo de alinhamento da tecnologia aos negócios. “Os gestores das funções de negócios devem saber realisticamente o
impacto resultante do não cumprimento do acordo, onde as áreas envolvidas no processo de gerenciamento devem propor acordos objetivos utilizando linguagem de negócios e não técnica” afirma Vanzo.
No encontro também foi abordado a importância do SLM – Service Level Management na excelência dos serviços. Sendo responsável pelo gerenciamento do acordo, por meio do processo de SLM cada aspecto requerido deve ser meticulosamente avaliado e planejado, entre eles, eventos, entradas, objetivos, atividades, regras e resultados esperados.
Validando as melhores práticas no mercado, a Brunise Informática encerrou o encontro com o lançamento de 10 principais dicas para a adoção bem sucedida da gestão de SLA. Baseado em modelos de referência como COBIT e ITIL, a
empresa transmitiu aos participantes, desde suas implicações legais até procedimentos a serem adotados pelos profissionais, priorizando estratégias para se alcançar êxito no gerenciamento.