Quais os desafios que uma empresa aérea tem para se manter competitiva no mercado e ao mesmo tempo oferecer qualidade aos clientes? Certamente são muitos. Por isso, para cumprir a proposta de ser uma das principais companhias aéreas do País, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A. conta a quase três anos com os serviços de outsourcing da TIVIT, nascida da fusão da Optiglobe e Proceda e posicionada como uma empresa prestadora de serviços de gestão de tecnologia da informação.
Em fevereiro de 2003, a companhia aérea implementou as soluções oferecidas pela TIVIT. Na época, o desafio dos profissionais da TIVIT era consolidar todas as operações de TI da Gol em um ambiente de alta disponibilidade e que garantisse ao mesmo tempo a agilidade e aderência aos novos projetos da empresa. “Como tínhamos que mudar o nosso datacenter, devido às normas internas, precisávamos de um fornecedor que nos oferecesse a melhor relação custo-benefício, além de atender os nossos critérios técnicos. Naquele momento, houve uma concorrência, onde cada empresa apresentou suas soluções. Depois de um longo processo de seleção, a TIVIT foi a escolhida”, afirma Adriano Pereira, gerente de processamento de dados e segurança da Gol.
Entre os serviços oferecidos pela TIVIT à Gol, destacam-se a gestão total de infra-estrutura e do ambiente de TI, que envolve monitoração, gerenciamento e administração dos ambientes web (vendas on-line), sistema de manutenção de aeronave e e-mail, além de implementarem recentemente o sistema ERP (Enterprise Resource Planning) para o gerenciamento de assuntos internos, como pagamentos e o controle de e-mails internos e externos.
Dessa forma, a Gol conseguiu realizar a migração do ambiente, reduzindo os custos operacionais do antigo provedor e ao mesmo tempo consolidou toda a operação de TI em um único ponto. Outro benefício conquistado pela Gol foi em relação a agilidade na implementação de expansões e upgrades, atendendo as demandas do negócio principal da empresa. “Precisávamos de um ambiente e infra-estrutura enxutos e os serviços da TIVIT conseguiram atender estes requisitos com um nível de serviço e segurança muito acima da média”, fala Adriano. O contrato entre as empresas, que foi renovado em maio de 2005 por mais 36 meses, atualmente passa por um estudo para a implementação de novos projetos.