Apesar de atuarem em um mercado altamente competitivo, muitas empresas ainda se encontram despreparadas para atender aos clientes de acordo com o sistema de proteção e defesa do consumidor. A constatação está no livro Impacto dos Direitos dos Consumidores nas Práticas Empresariais, de Sylvia Helena Constant Vergara. O tema em questão aponta o Rio de Janeiro como um dos Estados de melhor estrutura física – 25 juizados especiais cíveis e mais de 20 postos avançados do Procon – para atender as insatisfações dos consumidores.
A autora traça um histórico sobre a lei ressaltando o impacto dos direitos dos consumidores nas empresas. Entre os assuntos abordados estão: regras de condutas gerais que devem orientar os procedimentos internos das empresas com relação aos clientes, visando minimizar conflitos; a eficiência dos juizados especiais cíveis; a mudança de comportamento dos consumidores brasileiros, bem como a atuação do Procon.
Tragédias como a queda de um avião da TAM, em São Paulo, e o desmoronamento do edifício Palace II, no Rio de Janeiro, são exemplos citados para estimular os consumidores a lutarem pelos seus direitos. A obra mostra, enfim, que mudanças estão ocorrendo e causando impacto em várias áreas: nas estratégias de vendas, de atendimento ao cliente, de Recursos Humanos, na área jurídica e no modo de lidar com pessoas e sua subjetividade.
Ficha Técnica:
Título: Impacto dos Direitos dos Consumidores
Autora: Sylvia Helena Constant Vergara
Editora: Editora FGV
Páginas: 112 pg
Preço: R$ 24,00