Autor: Gabriel Teixeira
A ciência de dados – ou análise das previsões – move as traves das metas dos profissionais de venda e marketing. Responsável por manter seus profissionais informados e suas mensagens precisas, uma base qualificada torna o marketing mais eficaz e dirigido. Permitindo prever o futuro nos negócios por meio de análises que alavancam uma variedade de técnicas, como estatísticas, modelagem e aprendizagem das máquinas.
Se ainda não chegamos aos patamares do filme “Minority Report”, em que os dados permitiam prever um delito e prender um criminoso muito antes dele agir. As tecnologias para análises têm evoluído rapidamente ao longo dos anos e contribuíram para vários benefícios relevantes: eleger presidentes, descobrir novas fontes de energia, pontuar o crédito de consumidores, avaliar os riscos de saúde e prevenir doenças, detectar fraudes e, sobretudo, ser mais assertivo na abordagem a potenciais compradores. De acordo com estudo recente realizado pela IBM, empresas que aplicaram a análise para detecção de fraudes reduziram significativamente suas perdas.
Através da ciência de dados é possível prever os melhores leads e prospecções, além de saber como se comunicar com precisão. Para um call center, oferece poder e produtividade aos profissionais, e evita terríveis desconfortos como entrar em contato com familiares de uma pessoa falecida – algo mais comum do que se imagina, e que provoca prejuízos à imagem de uma empresa.
Inteligência é fundamental para todos os ramos de negócio. Na Era da Informação, tornou-se essencial o investimento em soluções de algoritmos de aprendizagem contínua sobre cada variável. Com o consumidor cada vez mais conectado e exigente, recebendo informações de diversas fontes ao mesmo tempo em que fornece informações comportamentais e troca experiências, os dados aumentam exponencialmente o processo de decisão – do gestor e do comprador.
Gabriel Teixeira é sócio-fundador da Unitfour