Neste mês de outubro, o preço dos produtos vendidos via Internet sofreu deflação de 2,7%, segundo o índice e-flation, desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da Fundação Instituto de Administração – FIA, em parceria com a Canal Varejo – Consultoria em Varejo de Bens e Serviços. Em relação ao mês de setembro, observa-se uma diminuição significativa nos preços, especialmente, na categoria “Viagem e Turismo” (13,25%), setor responsável pela inflação do mês anterior.
De acordo com o levantamento, entre as categorias que registraram deflação estão “Livros” (8,27%), “Produtos para casa” (6,08%), “Informática (3,70%) e, inusitadamente, “Brinquedos” (2,03%). Por outro lado, observou-se discreta inflação para as categorias “Linha Branca” (0,13%), “Perfumaria” (0,95%), “CDs e DVDs” (1,72%) e “Telefonia”, que registrou a maior alta, com 3,87%, já indicando a tendência de crescimento fomentada pelas compras natalinas. Já na avaliação da cesta composta apenas por automóveis, o Provar/FIA registrou deflação de 0,60 % para o período.
Em relação aos resultados dos 12 últimos meses, segundo Claudio Felisoni, coordenador geral do Provar/FIA o índice e-flation contabiliza 12,8% de deflação.