Ipiranga apresenta reposicionamento da marca 

Abraçando o propósito de “abastecer a vida em movimento”, marca renova identidade visual nos postos e recria as jornadas dos clientes

A Ipiranga anunciou o reposicionamento da marca, com a proposta de ser “uma grande parceira dos brasileiros em suas jornadas diárias”. De acordo com o CEO Leonardo Linden, um dos principais resultados desse projeto é a nova proposta de experiência para os consumidores nos postos da rede. “Consideramos a jornada diária de milhões de brasileiros, sejam eles motorizados ou não, como ciclistas, pedestres, motoristas, trabalhadores, vizinhos, caminhoneiros e os vips — como são chamados os funcionários dos postos –, ou até mesmo pets”.

De acordo com o executivo, “ao ouvir seus principais públicos, a Ipiranga entendeu a necessidade de evoluir seu propósito para expandir sua atuação, endereçando questões da jornada de mobilidade do consumidor e mantendo os principais atributos da sua essência. ‘Abastecer a Vida em Movimento’ atende à demanda de um consumidor que mudou sua relação com a mobilidade, permitindo que a marca ampliasse as possibilidades para suportar a sua jornada”.

O propósito da mobilidade

Já segundo Bárbara Miranda, VP de marketing e desenvolvimento de negócios da Ipiranga, “mobilidade é imprevisível e esse é um dos pontos mais sensíveis para nossos consumidores. Buscando superar esse desafio, nosso novo propósito se respalda na credibilidade de uma marca que está presente em mais de 6,5 mil pontos por todo país há mais de 85 anos, com oferta completa de produtos e serviços. Esse movimento coloca a Ipiranga como parceira das pessoas para que elas possam ir mais longe, garantindo o protagonismo e a liderança da nossa marca”. 

Como parte fundamental do projeto, explicou a VP, haverá “a evolução da identidade visual, que preserva elementos da nossa essência, tão reconhecida, querida e próxima das pessoas. Com uma estética contemporânea e novas práticas alinhadas às diretrizes ESG da empresa, nos postos Ipiranga, os consumidores viverão a experiência integrada de jornadas física e digital. O que engloba AmPm, Jet Oil, Abastece Aí, Km de Vantagens e pista de abastecimento, sempre contando com o atendimento de excelência dos nossos 50 mil vips. Tudo isso baseado em soluções de arquitetura e engenharia, que resultaram em uma relação custo-benefício mais eficiente do ponto de vista de investimento”.

Nova marca, novo posto

Bárbara assegura que a evolução dos postos Ipiranga tem como foco a jornada dos consumidores. “Agora, a marca está em evidência em todos os pontos de contato com o público. Mas não se trata de uma mudança estética apenas: o novo projeto também levou em consideração o custo para a revenda, com um valor menor, tanto de implantação quanto de manutenção, o que inclui o uso de materiais e instalações que facilitam a nova aplicação, além da utilização de estruturas modulares”.

O novo posto Ipiranga apresenta uma setorização por cores que demarcam o ecossistema visual. O Amarelo Ipiranga será predominante na cobertura do complexo, facilitando a identificação da marca na jornada do consumidor.  O Azul Ipiranga vai indicar todos os produtos à venda; e o Laranja Ipiranga vai sinalizar áreas de ofertas de serviços gratuitos, as “amabilidades”. Haverá pisos diferenciados para sinalizar o espaço para pedestres, parklets onde as pessoas poderão descansar após uma refeição na AmPm, guardar suas bikes, por exemplo; e até bebedouros convencionais e para pets.

“Investimos na relação com os consumidores e temos certeza de que ela é uma das nossas fortalezas. Por isso, estamos trazendo para essa nova experiência nos postos tudo que pode ir além. Queremos estar preparados para receber a todos, não só aqueles que abastecem em nossas pistas, consomem em nossas lojas AmPm ou utilizam os serviços do Jet Oil. Vamos oferecer conforto também a quem espera um transporte, ou a alguém com um carrinho de bebê e até mesmo aos que param para o seu pet descansar ou beber água. Estamos chamando essas formas de acolhimento de amabilidades, ou seja, seremos parceiros para todas as jornadas”, acrescentou Bárbara.

Logo e atendimento humanizados 

Além das cores, há outro elemento da evolução da marca que estará muito aparente nos postos: o pingo da letra “i”, de Ipiranga. Este triângulo estará em evidência na “testeira” dos postos de combustíveis e fará parte do novo grafismo da marca, que poderá ser visto em diversos elementos visuais dentro do posto. “Muito além do que apenas um posto de combustível e de oferecer produtos e serviços, a Ipiranga será o ponto de certeza, de acolhimento e de experiência emocional positiva. Os postos Ipiranga ganham potencial para funcionarem como uma verdadeira praça nas áreas urbanas e um “oásis” em rodovias para o público caminhoneiro, com diversos serviços”, concluiu a executiva.

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