Ituran Brasil projeta crescimento e apresenta novidades

Autotech global bate recorde no valor de bens recuperados superando a marca de R$ 710 milhões 

A Ituran Brasil, autotech global especializada em monitoramento veicular, anunciou que fechou 2022 com o valor  recorde de R$ 710 milhões (Fipe) na recuperação de veículos conquistando espaço no mercado brasileiro com resultados através de inovação tecnológica. “Mais do que acompanhar toda a evolução da indústria nacional, nos consideramos um passo à frente em soluções avançadas que permitem crescimento consistente nos próximos anos. Devemos fechar 2023 com crescimento de até 30% de faturamento no país”, assegurou Amit Louzon, CEO da Ituran Brasil.

Projetando um avanço de mais 20% para o 2024, entre as novidades anunciadas pela autotech para este ano estão o rastreador desenvolvido exclusivamente para carros com botão de ignição Start Stop e uma tecnologia antifurto para motos, além da terceira versão da plataforma de Big Data e Machine Learning. O faturamento global chegou a US$ 293,1 milhões, uma expansão de 8% sobre 2021. A Ituran mundial apresentou, em 2022, ebitda recorde de US$ 78,8 milhões, aumento de 9%, e a marca histórica de clientes, atingindo 2 milhões de plataformas monitoradas.

Mercado complexo

No mercado brasileiro, a empresa cresceu 21% em 2022. “O Brasil é um dos mercados mais complexos, o que nos desafia sempre a encontrar soluções. Somos líderes de faturamento no grupo. A Ituran acredita no País e continuará investindo por aqui”, destacou Louzon.

Em 2022, houve um aumento na frequência de roubo/furto dentro carteira de clientes da empresa. Carros com seguros tiveram uma frequência de 2,1%, enquanto os carros sem seguro, de 1,2%, ante 1,9% e 0,8% em 2021, respectivamente. Já em motos os números em 2022 foram de 11,5% e 3,8%. 

O comportamento dos eventos seguiu a tendência dos quatro anos anteriores, considerando toda a base de veículos ativos. Em 2022, os furtos aumentaram em relação aos roubos, representando 73% e 27%, respectivamente. No ano anterior, a proporção era de 65% e 35%. Já em motos a relação em 2022 ficou em 51% de roubos e 49% de furtos.

Fortalecimento do varejo

O ano passado foi marcado pelo fortalecimento do mercado de varejo, após a empresa expandir a cobertura do Ituran Com Seguro, líder em vendas com mais de 3 milhões de apólices emitidas desde sua criação, em 2010, que ganhou penetração principalmente pela forte expansão comercial pelo Brasil e pelo diferencial de ser um produto modular e que atende as diversas necessidades e realidades do brasileiro.

“Cumprimos a nossa meta de elevar em 30% o número de parceiros comerciais. Em 2023, seguiremos com mais ações nesse sentido. O canal com corretores já responde por dois terços das vendas de varejo e é fundamental para ampliar a penetração do Ituran com Seguro”, explicou Euclides Naliato, diretor comercial do canal corretores e assessorias da Ituran Brasil.

Em 2022, a distribuição de prêmio para as seguradoras parceiras bateu novo recorde e ultrapassou R$ 290 milhões, alta de 35% em relação a 2021. Lançado no final de 2021, o Ituran Com Seguro Moto também tem ganhado cada vez mais espaço no portfólio da companhia, representando mais de 10% dos veículos monitorados no Brasil. “Constatamos a forte demanda desse mercado, que apresenta alta frequência de roubo/furto,para carros, e acaba recorrendo a alternativas não seguradas. Por meio da tecnologia desenvolvida pela Ituran exclusivamente para motos, estamos alcançando ótimos resultados de recuperação, o que torna nosso produto ainda mais atrativo para as seguradoras e consequentemente traz menores preços para os consumidores finais”, afirmou, por sua vez, Roberto Posternak, diretor comercial varejo/produtos da Ituran Brasil. 

Mercado corporativo

A base ativa de veículos corporativos da empresa segue em alta, fechando 2022 com um aumento de 39% sobre o ano anterior, após um salto de 88% entre 2020 e 2021. “Isso é resultado da crescente percepção sobre as nossas robustas soluções, vistas pelo mercado corporativo como investimento para alcançar operações ainda mais rentáveis” acrescentou Louzon.

Em 2022, a Ituran também investiu em operações da IturanMob, com a oferta de soluções com foco na automação e digitalização veicular, tornando a experiência do cliente em uma jornada totalmente autônoma e com serviços de locação para todos os tipos de Assets (motos, carros e caminhões). Inicialmente, a joint venture voltada para a implementação de soluções tecnológicas de mobilidade, formada pela Ituran Brasil e pela startup MobLab em 2021, teve como foco o mercado B2B – locadoras e frotas empresariais.

A empresa teve uma grande demanda para o mercado de assinatura veicular em 2022. “Nossa plataforma já viabiliza e digitaliza toda a experiência do cliente neste tipo de operação. Temos parceiros com mais de 500 motos conectadas e no total já ultrapassamos mais de 1300 veículos com nossos dispositivos. Destravamos a mobilidade ao entregar uma plataforma com app whitelabel e um dispositivo IOT em comodato. Isso acelerou a plano de negócios de várias empresas e outra foram criadas a partir da nossa tecnologia. Empresas que nasceram já com uma experiência 100% digital e fluida”, explicou Paulo Henrique Andrade, CEO da IturanMob.

Entre as novidades da IturanMob para 2023 estão um super app com experiência digital para assinatura de assets e uma solução exclusiva para carros elétricos. A expectativa para o ano é ter uma expansão de 2000 assets conectados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima