A MasterCard anuncia o novo serviço de pagamentos digitais, MasterPass. A tecnologia permite que o consumidor utilize qualquer cartão de pagamento ou dispositivo habilitado para descobrir novas experiências de compras, que dependem apenas de um clique ou toque online, em lojas ou em qualquer outro lugar.
O diretor de pagamentos emergentes da rede, Ed McLaughlin aponta a convergência dos meios digitais aos serviços, “Todos os dispositivos estão se transformando em ambientes de compra. O MasterPass reúne todos os meios de pagamento, desde os plásticos tradicionais até carteiras digitais, oferecendo aos consumidores a possibilidade de realizar pagamentos de qualquer lugar por meio de uma simples experiência de compra”, afirma.
O MasterPass é a evolução do PayPass Wallet Services, um serviço anunciado no início de 2012, e que estava em fase de teste de produção com comerciantes e emissores selecionados. Agora, consumidores do mundo inteiro poderão aderir ao serviço através de instituições financeiras da Austrália e do Canadá, a partir de fim de março, seguidos dos Estados Unidos e Reino Unido, respectivamente. Além disso, o serviço MasterPass será disponibilizado em outros mercados globais durante 2013, entre eles: Bélgica, Brasil, China, França, Itália, Holanda, Cingapura, Espanha e Suécia.
Os serviços MasterPass incluem:
Serviços de pagamento MasterPass, checkout, – para disponibilizar ao comerciante, uma maneira consistente de aceitar pagamentos eletrônicos, independente da localização do consumidor. Em lojas, seja no caixa ou no corredor, o MasterPass deve suportar o uso de NFC (pagamento por aproximação), códigos QR, tags (adesivos) e dispositivos móveis usados em pontos de venda. Para compras online, o MasterPass oferece um pagamento simplificado, eliminando a necessidade de inserir informações detalhadas do cartão ou de endereço de entrega a cada compra.
Carteiras conectadas com o MasterPass – para bancos, comerciantes e parceiros que querem oferecer suas próprias carteiras digitais. O consumidor pode armazenar informações dos seus cartões, endereços, entre outras, em uma nuvem hospedada por uma entidade. A carteira é aberta, ou seja, além de cartões da MasterCard, o consumidor pode usar cartões de loja e cartões de crédito, débito e pré-pagos de outras bandeiras.
Serviços MasterPass de valor agregado – Esses serviços devem incluir outras informações como saldos e alertas em tempo real, programas de fidelidade e ofertas e experiências.