A MasterCard divulgou seu sistema de verificação de identidade, o MasterCard Identity Check. Um conjunto de soluções tecnológicas avançadas para comprovar a identidade dos consumidores e simplificar mais a experiência on-line de compras. Ampliando o compromisso da empresa de aprimorar a segurança dos pagamento virtuais, o uso de tecnologia e de dados não mais dependerá do que os consumidores sabem (senhas) e passará a depender do que eles têm (telefone celular ou outro dispositivo) e em quem são (biometria).
Desde o mês passado, centenas de portadores de cartões dos Países Baixos já fazem pagamentos com biometria e um experimento parecido está em andamento nos EUA. “Hoje, os consumidores fazem compras usando todos os tipos de dispositivos, e eles esperam que a tecnologia simplifique e garanta a segurança da transação”, disse Ajay Bhalla, presidente de soluções empresariais de segurança da MasterCard. “E é exatamente isso que o Identity Check oferece”. Os métodos existentes de verificação da identidade on-line podem afugentar os compradores de uma loja virtual. Essa etapa final pode ser demorada e ainda resultar em uma transação recusada ou abandonada. O MasterCard Identity Check irá empregar tecnologias para colocar a verificação da identidade na ponta dos dedos do titular do cartão, usando biometria e senhas de uso único por SMS.
Nova pesquisa global de consumo mostra a próxima geração de pagamentos
Esta nova geração de sistemas de autenticação do consumidor é atestada em pesquisas recentes. Segundo uma pesquisa da MasterCard, 53% dos consumidores se esquecem de senhas importantes mais de uma vez por semana, perdendo mais de 10 minutos para redefini-las. Por isso, mais de um terço das pessoas deixam de comprar pela Internet, enquanto que seis em 10 afirmam ter perdido a oportunidade de fazer uma compra urgente, como de bilhetes para um concerto. Mais da metade das pessoas deseja ver suas senhas substituídas por algo mais conveniente e com o mesmo nível de proteção e tranquilidade.