O Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou 66 pontos em maio – elevação de dois pontos em relação a abril (64) e queda de 39 pontos frente a maio do ano passado (105). A pesquisa foi realizada pelo Instituto Ipsos entre 29 de abril a 14 de maio. A margem de erro é de três pontos.
Para o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti, o resultado do INC de maio é alentador. “Mas não sinaliza, necessariamente, que a confiança voltará a subir nos próximos meses. A alta de dois pontos é boa, mas ainda está dentro da margem erro. Não significa que o consumidor vai retomar os níveis antigos de consumo. Precisamos ter cautela e esperar as próximas medidas sociais e econômicas do novo governo, pois elas serão determinantes na percepção do consumidor”, observa Burti.
“O momento é delicado e precisamos ser patriotas, ser cooperativos com o governo. A indústria, o comércio e a agricultura têm muito o que contribuir para colocar o País nos trilhos”, complementa o presidente da ACSP.
Classe C em alta
Entre os grupos socioeconômicos, chama atenção o crescimento da confiança dos consumidores da classe C, que saiu de 63 pontos em abril e foi para 68 em maio. Por outro lado, o INC da classe DE apresentou forte queda de abril para maio, com sua confiança caindo de 81 para 75 pontos. Por fim, o INC da classe AB se elevou de 49 para 52 pontos, mantendo-se dentro da margem de erro.
Alta no Sul
Nas regiões, a maior alta foi registrada no Sul, que cresceu de 59 pontos em abril para 67 em maio. O Sudeste foi de 53 para 58 e a região Norte/Centro-Oeste passou de 70 para 75. O Nordeste foi a única região a apresentar queda no INC, com um tombo de nove pontos (de 82 para 73).
O INC paulista acompanhou a tendência nacional, passando de 48 pontos em abril para 50 em maio.