A TOTVS anunciou a criação da área de UX Strategy, User Experience Strategy, dedicada a revisar os processos, a interface e a navegabilidade das soluções da empresa com base na experiência do usuário. O projeto piloto redesenhou toda a solução da TOTVS para Ponto de Venda, PDV. O desafio era reforçar a simplicidade, a rapidez e a eficiência da ferramenta, usada na frente de caixa. Para compreender as dificuldades dos usuários, a equipe de UX Strategy iniciou o projeto com observação e entrevista com operadores de caixas, no local de trabalho deles.
Com a sistematização dessas informações identificou-se a necessidade de encurtar o treinamento para uso do software, para driblar a alta rotatividade no posto de operador de caixa. “A frente de caixa é um ponto crítico para o bom funcionamento de um estabelecimento comercial. O trabalho da área de UX Strategy nos permitiu conhecer em profundidade as dificuldades do usuário e superá-las com soluções criativas”, afirma o diretor do segmento de Varejo da TOTVS, André Veiga.