A Fundação Nestlé de Cultura, representada pelo seu diretor, Francisco Garcia, receberá amanhã (22/06), em São Paulo, o prêmio Top Social 2005 da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil). A Instituição conquistou o prêmio com o Projeto “Viagem Nestlé pela Literatura” que visa contribuir para a formação de novos leitores, por meio da capacitação de professores do Ensino Médio e da oitava série do Ensino Fundamental das redes pública e privada.
Em 2004, a edição premiada tinha como tema “Ler: compreender o mundo”. A idéia foi trabalhar a leitura em todas as suas formas, tanto verbal quanto não verbal, a fim de contribuir para a reversão do quadro apontado pelos exames do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) e SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico). Os alunos participantes dissertaram sobre a leitura e sua importância na compreensão do universo em que estão inseridos, baseados em obras de Cândido Portinari (que estimularam a leitura não verbal) e nos livros: “Melhores Poemas de Guilherme de Almeida”, seleção de Carlos Vogt e “De notícias e não notícias faz-se a crônica”, de Carlos Drummond de Andrade.
“É muito gratificante ver os alunos lendo, se interessando, questionando e acreditando que a leitura amplia horizontes. Nas viagens anteriores, muitos instintos poéticos se afloraram. Esse é o prêmio maior”, ressalta a professora Andréa Fusco, da Escola Municipal Dep. Arlindo dos Santos, em São José do Rio Preto (SP).
Para a edição de 2005, o tema escolhido foi “Nós e os textos: um diálogo incrível que alimenta o espírito”, completando o trabalho da leitura iniciado em 2004, e inserindo conceitos importantes para o cotidiano dos adolescentes como nutrição e bem-estar. Cada escola pôde inscrever duas equipes. Uma composta por alunos que cursam a oitava série do Ensino Fundamental e outra com alunos do Ensino Médio. As equipes receberam um kit contendo dois exemplares dos livros escolhidos, que na sétima edição do “Viagem Nestlé pela Literatura” incluiu “O Alienista e outros contos”, de Machado de Assis, e “Melhores Poemas de Mario Quintana”, seleção de Fausto Cunha, entre outros materiais.
O “Viagem Nestlé pela Literatura” premia 500 alunos e 50 professores de todas as regiões do País. As dez melhores equipes recebem convites para o evento de encerramento do concurso que ocorre em dezembro, na capital paulista. Dentre essas equipes são escolhidas duas grandes vencedoras que ganham prêmios em dinheiro.
O Top Social foi criado pela ADVB em 1999, com o objetivo de reconhecer e divulgar as práticas de ações socialmente responsáveis desenvolvidas pelas organizações. O júri elege projetos de organizações que promovem o bem-estar social como parte direta ou indireta da estratégia de desenvolvimento de seus negócios, tanto para público interno, quanto para a comunidade com a qual se relaciona. Este ano, serão 31 projetos contemplados dos 232 inscritos.
Serviço
Data: 22 de junho
Horário: 19h
Local: Memorial da América Latina – avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda – São Paulo/SP
Informações pelo telefone (11) 3823-4600