As redes sociais estão funcionando como propaganda gratuita para lojas, produtos, serviços e marcas. Segundo dados da pesquisa do E-Commerce Index, 45% dos consumidores ativos das redes sociais recomendam e adquirem produtos por esses canais. No Brasil, 63% das pessoas disseram que indicam produtos por meio das redes sociais. O país com a maior porcentagem de recomendação é a Indonésia (67,3%), e o com menor, o Japão (7,7%). A Indonésia também lidera o ranking de compras realizadas por dispositivos móveis, 14% dos pesquisados fazem suas compras online usando tablets, smartphones ou outros dispositivos. No Brasil, 4% dos consumidores afirmam fazer compras por meio desses dispositivos.
Na era da mobilidade, os consumidores estão comprando, compartilhando informações e expressando suas opiniões de forma rápida e fácil. As empresas estão cada vez mais expostas e podem usar as redes sociais para favorecer seus negócios. Para tanto precisam monitorar, estreitar o relacionamento com os consumidores e gerenciar de forma eficiente os dados das redes sociais.
Diante dessa nova realidade a Direct Talk, empresa especializada em produtos SaaS para atendimento online do consumidor, busca novas ferramentas para melhorar o relacionamento entre as corporações e seus clientes. Recentemente, investiu R$ 1,5 milhão na criação do DTSocial, uma solução que une a personalização do atendimento à rapidez e comodidade das redes sociais. A nova tecnologia permite a fluência da comunicação entre as partes, com integração de canais – e-mail, chat e redes sociais – possibilitando que o atendente tenha acesso a todo o histórico de uma determinada solicitação ou reclamação. As ferramentas em nuvem permitem que em qualquer lugar do Brasil, as empresas utilizem as ferramentas de atendimento ao consumidor, as quais estão disponibilizadas na internet.