Os problemas enfrentados por empresas já estabelecidas, tradicionais e bem-sucedidas, ao criarem novos negócios, são velhos conhecidos de gerentes e executivos. As soluções para eles, entretanto, são em grande parte ignoradas, constituindo-se no maior desafio: como promover o crescimento dessas empresas por meio da inovação estratégica e obter sucesso? Em “Os 10 Mandamentos da Inovação Estratégica”, os consultores empresariais e professores da Tuck School of Business (do Darmouth College) Vijay Govindarajan e Chris Trimble expõem as barreiras comuns ao desenvolvimento de empresas tidas como desbravadoras.
Ao analisarem experiências estratégicas em diversos setores, os autores diagnosticam as causas básicas do fracasso. Alguns desses “fracassos” – dizem – não passam, na verdade, de frustrações causadas por expectativas econômicas irrealistas ou pelo medo de ousar. “As empresas precisam assumir riscos ocasionais com experimentos estratégicos, caso pretendam manter-se à frente dos concorrentes”, ensinam Govindarajan e Trimble.
De acordo com a dupla, a vencedora não é necessariamente a empresa que começa com o melhor plano, mas, sim, a que aprende e se adapta com mais rapidez. No livro, fala-se também na importância de inovar, pois é assim que se impulsiona o crescimento e se criam empregos.
O livro é um guia de orientação para o gerenciamento estratégico da inovação, mostrando como os líderes de negócios podem estimular e alcançar o crescimento das empresas. São os 10 ´mandamentos´ baseados em nos criativos conceitos de “esquecer, tomar emprestado e aprender” e na análise de idéias revolucionárias que foram postas em prática em empresas como Corning, Dell Computer, Procter & Gamble, The New York Times Company, Hasbro Interactive, Wal-Mart e Cisco Systems, entre outras.
Ficha Técnica
Título: Os 10 Mandamentos da Inovação Estratégica
Autores: Vijay Govindarajan e Chris Trimble
Editora: Campus/Elsevier
Número de páginas: 280
Preço: R$ 59,00