Pesquisa encomendada pela VR ao Instituto Locomotiva mostra o crescimento do pagamento sem contato/por aproximação entre os donos de bares, fast foods, restaurantes, mercados, padarias e açougues. O estudo foi realizado no segundo semestre de 2021 e ouviu responsáveis pela gestão de estabelecimentos comerciais em todo o Brasil. Segundo o levantamento, 81% dos entrevistados declaram usar mais esta forma de pagamento hoje do que no início da pandemia.
“Em 2020, a principal razão para o comércio adotar pagamentos sem contato era preocupação com a saúde, mas hoje a demanda é dos clientes, afirmam os comerciantes. Tanto que 54% contam que os próprios clientes solicitam esse tipo de pagamento”, afirmou Priscila Abondanza, diretora executiva de empresas e experiência do cliente, da VR Benefícios
A pesquisa VR-Locomotiva 2021 também apurou que 40% dos donos de estabelecimentos comerciais acreditam que a adoção de pagamentos sem contato/por aproximação aumentou diretamente as vendas e 98% deles pretendem manter essa modalidade. E outras formas de pagamento que cresceram durante a pandemia foram o uso do QR code e do link de pagamento. Hoje, 70% dos comerciantes entrevistados fazem uso do QR code e 29% enviam links de pagamento.
De acordo com Abondanza, “tecnologias sem contato facilitam e melhoram ainda mais a experiência dos comerciantes e dos trabalhadores. Os clientes relatam que tanto o uso do pagamento por link quanto de QR code geram mais praticidade e comodidade, além de contribuir com o aumento de vendas”.