Dez anos atrás, a internet era restrita a poucos no planeta, mesmo assim despertou o interesse de um grupo de empreendedores brasileiros. Eles deixaram carreiras promissoras em bancos e empresas privadas para se dedicar ao “pontocom” nacional. No fim dos anos 90, presenciaram o boom de ações de tecnologia na bolsa eletrônica de Nova Iorque, a Nasdaq. A euforia foi passageira, uns sobreviveram, a maioria não. Essa fase da história da internet no Brasil está retratada no livro “Por Dentro da Bolha”, do empresário Paulo Veras, que esteve no olho do furacão, sobreviveu e soube tirar proveito disso.
Fundador da Tesla Talentos Construindo Valor, Veras e seus três sócios são integrantes do primeiro grupo de empreendedores brasileiros que apostou no potencial da internet. Na primeira fase entre 1996 e 1998, a Tesla era uma pequena empresa. Como todas as que atuavam no mercado da internet brasileira, ela foi afetada pela euforia provocada em função da alta expectativa de crescimento que se criou em torno do mercado de tecnologia e que contribuiu para inflar as ações das empresas na Nasdaq.
O livro trata justamente da “loucura” que contagiou a todos naquele período. Em nome do sonho de ter um negócio, muitas pessoas criaram empresas a toque de caixa. Muito se investiu e poucos tiveram retorno. O autor se considera um sobrevivente porque soube manter a razão no momento de euforia e também aproveitar as oportunidades que vieram após o período de adversidades.
Em síntese, o livro “Por Dentro da Bolha” conta a história de empreendedores que souberam identificar oportunidades e, acima de tudo, planejar suas ações. “Escrever o livro foi a forma que encontrei de contar a razão pela qual se gastou tanto dinheiro em iniciativas incertas, e os motivos que levaram tantas pessoas inteligentes, empresas e bancos bem estabelecidos a cometerem erros tão grosseiros”, afirma Veras.
Ficha Técnica:
Título: Por Dentro da Bolha
Autor: Paulo Veras
Editora: Edições Inteligentes