Quase metade dos brasileiros com acesso à internet usam programas de fidelidade

De acordo com levantamento da Abemf, número de usuários do segmento praticamente dobrou em cinco anos 

Dos 152 milhões de brasileiros com acesso à internet, 68 milhões, ou 45% dos consumidores, são usuários de programas de fidelidade das empresas. A informação foi divulgada pela Abemf – Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização – durante a quinta edição do Fórum de Fidelização, que reuniu cerca de 400 profissionais e especialistas para analisar o segmento. “Esse número demonstra um avanço significativo do setor que, há alguns anos, registrava uma estimativa média de 20% a 30% de penetração e, também, que existe um grande espaço para crescimento das organizações desse mercado”, avaliou Emerson Moreira,  presidente da Abemf.

A pesquisa mapeou as percepções e hábitos dos consumidores e os impactos e oportunidades recorrentes do atual momento econômico do país. Para isso, foram entrevistadas 1,2 mil pessoas, durante o mês de julho de 2022, em todas as regiões do país. Segundo Moreira, “além de ter avançado em número de usuários, é possível perceber que os brasileiros estão aproveitando melhor as oportunidades. O percentual de pessoas que preferem e concentram suas compras em marcas que oferecem programas de fidelidade cresceu desde 2019, quando a Associação realizou a última pesquisa do tipo. Na época, 65% disseram preferir esses estabelecimentos, em 2022, a porcentagem ficou em 72%.”

Mais engajamento

Além disso, 56% dos respondentes possuem dois ou mais programas de fidelidade e o nível de satisfação dos usuários com as recompensas oferecidas nos programas que participa é de 91%. Outro dado indica que 9 entre 10 deles já realizaram algum resgate nos últimos 6 meses, sendo os mais citados: cashback, representando 39%. Produtos ou serviços para a empresa / negócio / atividade, diárias de aluguel de veículos e farmácia (descontos nos medicamentos) também foram mencionados pelos entrevistados.

De acordo com a sondagem, 60% estão usando mais os programas de fidelidade após o início da pandemia ou pretendem passar a usar com maior frequência. Para 78%, há a percepção de que os programas ajudam a economizar e 71% concordam que eles são parceiros importantes para enfrentar a atual crise econômica — esse número subiu 11 pontos percentuais desde a última pesquisa, realizada em 2019, quando estava em 60%. Quando questionados se os programas de fidelidade possibilitaram resgates de produtos/serviços que não teriam condições de pagar para consumir durante a pandemia, 66% responderam afirmativamente, sete pontos percentuais acima do que foi registrado há dois anos.

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