O e-commerce com índice de satisfação e experiência dos consumidores mais alto é a Netshoes, com 71% de clientes que recomendam a marca, resultado 36% maior do que a média (52%) dos e-commerces pesquisados. Em segundo lugar está a loja de moda Zattini, também do Grupo Netshoes, com 69%, seguido pela Saraiva (64%). Para chegar a esses índices, Ibope Conecta e Ibope DTM calcularam o índice de satisfação e recomendação das marcas dos consumidores de 34 principais sites de e-commerce do Brasil.
Outro resultado apresentado pelo estudo é a proporção dos que efetuaram alguma compra nos sites pesquisados nos últimos 12 meses. Nesse quesito, o top três é composto por Americanas.com, que possui 47%; Mercado Livre, com 39%; e Netshoes, com 32%.
As informações foram coletadas em setembro de 2016, por meio de duas mil entrevistas on-line, com homens e mulheres de todo o país, a partir dos 16 anos, das classes socioeconômicas A,B e C. “Nosso objetivo é criar parâmetros de mercado para esses indicadores de satisfação e recomendação, permitindo que as próprias marcas possam se desafiar e estabelecer metas formais de satisfação dos consumidores”, comenta Bernardo Canedo, diretor executivo do Ibope DTM.