Sete tendências para o mercado segurador

Os carros voadores ainda não são realidade no nosso mundo, mas algumas ferramentas tecnológicas presentes nos filmes já são realidade e fazem parte de diversas atividades do dia-a-dia: compras, comunicação interpessoal, entretenimento, viagens, transações bancárias e até mesmo nos eletrodomésticos, que estão cada vez mais digitais. Sem contar que o próprio mudou: a geração Z e os baby boomers saem de cena e dão lugar aos millennials, superconectados e ávidos por novidades.
Para acompanhar essas transformações, o mercado de seguros tem buscado inovação, investindo em tecnologia e soluções que dinamizam processos. Assim, Guilhermo Reid, CEO da WDEV, empresa especializada em soluções tecnológicas para seguradoras e corretoras, aponta sete principais tendências do setor neste ano:

Serviços agregados
A chamada Internet das Coisas (IoT) tem ganhado força. Segundo um estudo realizado pela Gartner, 5,5 milhões de novos dispositivos, como smartphones, tablets e notebooks, vão se conectar a Internet por dia. Isso facilita a interação com os clientes das seguradoras. “Aplicativos que automatizam serviços como o aviso de sinistro e a vistoria são exemplos de como essa conectividade torna mais fácil a rotina no mercado segurador”, analisa Reid.
 
Novos canais de venda
As plataformas digitais, além de estreitarem o relacionamento com os clientes já conquistados, ampliam canais de venda para conquistar novos públicos. Hoje, 43% dos brasileiros são usuários frequentes da Internet e 22% usam o celular para pesquisar informações sobre produtos e serviços que desejam contratar. Com seguros não é diferente: o Google registra por mês 11 bilhões de buscas sobre seguros e 15% delas são feitas via smartphone. “O mercado de seguros está buscando novas práticas, mais econômicas, para gerar crescimento de forma rentável. Neste contexto, a área de vendas online se destaca”, comenta o executivo. 
 
Visão global do cliente
Um cliente que tenha seguro automotivo e residencial com uma mesma seguradora, por exemplo, pode acessar um único canal para visualizar informações ou utilizar serviços. Para o CEO, os portais que reúnem todos os produtos oferecidos tem papel estratégico fundamental na integração. “Eles aproximam a seguradora dos clientes e trazem uma visão mais clara da demanda dos segurados, possibilitando o desenvolvimento de soluções adequadas ao público.”
 
Avanço de Business Intelligence e Big Data
Se não for organizada e qualificada, a informação coletada sobre o cliente não tem utilidade para a seguradora. É por isso que o uso de técnicas de Business Intelligence tem se tornado cada vez mais forte, para cruzar e organizar dados de maneira estruturada, otimizando o monitoramento dos canais de comunicação e diminuindo os riscos de fraude. “O Big Data é uma tendência para este ano. Com ele as seguradoras processam altos volumes de dados e coletam informações que geram insights para melhorar os resultados”, aponta.
 
Segurança da informação
Reid alerta: “todo trabalho feito para coletar e qualificar dados é vão se nada for feito para proteger essas informações da empresa e do cliente. Assim, a arquitetura de segurança adaptativa é uma forte aposta”. Exemplos da aplicação desse conceito são as plataformas de integração que garantem agilidade na localização de problemas de arquitetura, armazenamento dos códigos-fonte reais dos sistemas acompanhados e controle anti-fraude de artefatos gerados, com a possibilidade de auditar todas as operações realizadas pela empresa, além do controle de entregas.
 
Tecnologia para eficiência nas vendas
Munidas de informação qualificada sobre seus clientes atuais e prospects, as seguradoras são capazes de desenvolver hoje ferramentas que promovem o aumento da produtividade da equipe de vendas, por meio do mapeamento das necessidades e padrões de consumo dos clientes para a criação de estratégias certeiras. 
 
A ponte virtual com o corretor
Os corretores são fundamentais para as seguradoras, pois fazem o link com os segurados. “Soluções que facilitam o dia-a-dia são eficazes para os negócios e permitem melhor feedback das necessidades e expectativas dos clientes”, explica o executivo. As ferramentas de conexão virtual já são conhecidas por encurtar distâncias entre familiares, amigos, colegas de trabalho e também entre corretores e segurados. Com o aprimoramento das plataformas digitais para seguradoras, o contato com os clientes deve ser cada vez mais virtual.

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