A situação econômica favorável da classe C, a facilidade de acesso ao crédito e os incentivos fiscais do governo federal para aquisição de vários produtos eletroeletrônicos (Lei do Bem) contribuíram para que o faturamento do setor saltasse de R$ 53,4 bi entre janeiro e agosto de 2011 para R$ 54,3 bi no acumulado do mesmo período de 2012. Os números são da GfK, empresa de pesquisa de mercado, que avaliou 71 categorias de produtos no Brasil.
O estudo revelou ainda que as vendas no canal generalista – que inclui lojas de departamentos e hipermercados, entre outros – cresceram 28,4% enquanto houve queda de 4,2% no faturamento de lojas especializadas (que contempla as lojas de Eletrônicos, Telecom, Foto e Informática). Além da Linha Branca, no canal generalistas também se verifica uma evolução expressiva nas Linhas de Portáteis, Telecom e Linha Marrom, esta por sua vez permanece com a maior importância no faturamento dentre as Linhas de Produto, 26,5%.
“O aumento de R$ 0,9 bi no faturamento do segmento está relacionado, principalmente, à redução do IPI para a linha branca. Esse, sem dúvida, foi um grande impulsionador das vendas. Em 2012, a linha branca aumentou o seu faturamento em 13,1%, enquanto que a evolução média das demais Linhas de Produto foi de 1,7%, sendo que no canal Generalistas o crescimento de Linha Branca chegou a 55,6% mais da metade do total”, ressalta Simone Aguiar, gerente de negócios para varejo da GfK.