Tecnologia provoca mudanças na publicidade



O avanço e a crescente aceitação de tecnologias como extensible markup language (XML), Darwin information typing architecture (DITA), digital asset management (DAM), e a proliferação de ativos ricos e digitais devem impulsionar o crescimento do mercado mundial de publicação dinâmica. De acordo com uma análise recente da Frost & Sullivan, empresa internacional de consultoria e inteligência de mercado, este setor obteve rendimentos de US$ 330,7 milhões em 2006 e deve triplicar seu tamanho atual até 2013.


“Padrões como DITA são fundamentais no avanço do segmento de publicações técnicas,” diz o analista Aimee Roberts da Frost & Sullivan. “O padrão DITA surgiu de um conceito para a OASIS – Organization for the Advancement of Structured Information Standards (organização criada para estabelecer padrões para Serviços Web), beneficiando o setor e permitindo que dados ricos não estruturados pudessem ser oferecidos novamente em múltiplos canais organizacionais.”


Benefícios como reduções de despesas organizacionais e melhorias nos fluxos de trabalho da empresa, associados às apresentações em múltiplos canais de alto impacto e sob demanda, também devem impulsionar o mercado de publicação dinâmica. “Porém, os altos custos associados à implementação de soluções geralmente excedem o âmbito de possibilidades no orçamento organizacional, criando um obstáculo para o crescimento do mercado,” sugere Roberts. “Além disso, os tomadores de decisão têm dificuldade para aceitar a implementação de soluções de publicação dinâmica, porque desconhecem as reduções de custo e as melhorias no fluxo de trabalho que a publicação dinâmica podem oferecer a sua organização.”


Por outro lado, com o número de implementações de soluções de publicação dinâmica aumentando, as organizações menores esperam que a implementação de uma solução se torne viável. Apenas quando os fornecedores negociarem suas soluções com mais agressividade, os clientes vão começar a perceber o custo-benefício da publicação dinâmica. Além disso, os fornecedores no mercado agora estão oferecendo ferramentas com as melhores práticas do setor, para satisfazer às necessidades específicas das empresas. Conforme o mercado muda para oferecer plataformas integradas, a consolidação vai começar a acontecer. E tal consolidação vai fortalecer o mercado, pois recursos redirecionados geram ofertas de produtos fortalecidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima