O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.
Pedro Nazareth, diretor de growth B2B do GetNinjas

Transformação digital impulsiona eficiência e inovação no setor de serviços

Ao adotar tecnologias emergentes e integrar a digitalização em suas operações, as empresas precisam de objetivos claros para criar avenidas de crescimento viáveis

Autor: Pedro Nazareth

A transformação digital vem redefinindo todos os setores da economia, e o setor de serviços é parte essencial dessa mudança, sendo um motor para a revolução na maneira como as empresas operam, se conectam com os clientes e mostram seus diferenciais. As novas tecnologias, por sua vez, têm atendido seus clientes com maior qualidade e mais proximidade, e cabe a quem os atende usar essas tecnologias para capturar atenção.

Adotar inovações, como inteligência artificial (IA), machine learning (ML), Internet das Coisas (IoT) e automação de processos robóticos (RPA), é imprescindível para que as empresas sejam capazes de capturar as novas oportunidades. No entanto, é importante avaliar criticamente quais são as reais prioridades e o que se pretende atingir com essas tecnologias. Nem todas as soluções tecnológicas são adequadas ou necessárias para todas as empresas, e o foco cego na inovação pode levar a investimentos desnecessários e ineficazes.

Aperfeiçoamento da Experiência do Cliente

Toda decisão empresarial deve ter a experiência do cliente como norte. Assim, os recursos tecnológicos alocados nos sistemas de uma empresa devem estar direcionados a esse objetivo, seja para ampliar a conversão do setor de vendas ou a qualidade no atendimento.

As IAs aceleradas pelo machine learning, por exemplo, permitem interações personalizadas e com maior viabilidade de implantação em larga escala. Os algoritmos, como os presentes nas redes sociais e serviços de streaming, e chatbots já são corriqueiros e não cansam de acertar nossos gostos. No entanto, a dependência excessiva dessas tecnologias pode desumanizar a interação com os clientes, levando a um distanciamento que muitas vezes contraria a tão desejada personalização.

Oportunidades da Transformação Digital

A expansão do uso das ferramentas tecnológicas amplia de forma generalizada o alcance de empresas locais. A expansão de ferramentas com base em IA, principalmente se aliada aos diferentes marketplaces, e plataformas de serviços online, possibilita a venda de produtos e a oferta de serviços para clientes em qualquer parte do mundo

No entanto, essa globalização digital também pode criar um ambiente competitivo , onde pequenas empresas locais são esmagadas por gigantes globais com recursos infinitamente superiores. Um exemplo disso está no mercado literário, que foi profundamente afetado por um player da magnitude da Amazon, que provocou o fechamento em massa de livrarias e lojas de revistas em quadrinhos ao redor do mundo.

Criação de Novos Modelos de Negócios

A digitalização aliada às cadeias de blockchain permite a criação de novos modelos econômicos e de negócio, como os marketplaces e as plataformas de intermediação que conectam fornecedores e consumidores de forma eficiente. A capacidade de coletar e analisar grandes volumes de dados permite o desenvolvimento de serviços baseados em insights detalhados sobre o comportamento do cliente, promovendo a inovação contínua.

A transformação digital é essencial para qualquer setor, e o segmento de serviços não é uma exceção. No entanto, ao adotar tecnologias emergentes e integrar a digitalização em suas operações, as empresas precisam de objetivos claros para criar avenidas de crescimento viáveis.

Competir de forma eficaz e criar valor de maneira inovadora é fundamental, mas a busca pela eficiência não deve ofuscar a importância da qualidade do atendimento e foco no cliente. A inovação não está apenas em adotar as tecnologias mais recentes, mas em utilizá-las de forma ética e sustentável, garantindo que a cadeia se beneficie da evolução do novo paradigma digital, que todos possam se beneficiar desse novo paradigma digital. 

Pedro Nazareth é diretor de growth B2B do GetNinjas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima