Relatório da Minsait mostra que 47% das companhias do setor usam inteligência artificial na fabricação de produtos, enquanto 77% priorizam a eficiência e a otimização de processos internos
A Minsait, empresa de transformação digital e TI do grupo espanhol Indra, divulgou o “Informe Ascendant de Maturidade Digital 2024”, que mostra que 20% das companhias de consumo e varejo ao redor do mundo já integram a inteligência artificial às suas estratégias de negócio. Com o subtítulo “IA: radiografia de uma revolução em curso”, o relatório aborda o contexto e o grau de adoção dessa tecnologia por empresas e administrações públicas, a partir de informações fornecidas por mais de 900 organizações espalhadas pelo mundo e com atuação em 15 diferentes segmentos de mercado.
Quando questionadas sobre as razões que as conduziram à adoção da inteligência artificial, 77% das organizações ouvidas pela pesquisa mencionaram o aumento da eficiência e a otimização de seus processos internos. Muitas dessas empresas têm concentrado seus esforços na aplicação da IA em expedientes específicos do setor, como a gestão e fornecimento de inventário (58%), fabricação de produtos (47%), otimização da experiência do cliente (CX) e melhorias nos pontos de venda.
Além disso, para enfrentar desafios que envolvam privacidade e cibersegurança, as companhias de consumo e varejo também têm optado por utilizar aplicações de IA fornecidas por terceiros, a fim de aprimorar sua gestão de riscos (33%). Segundo a análise setorial do Informe, a digitalização tornou-se uma prática comum no ramo do consumo e varejo, com a inteligência artificial ganhando cada vez mais espaço, ao menos desde meados de 2022. O relatório da Minsait indica ainda que as áreas de marketing e vendas têm liderado a integração da IA nas empresas do setor, promovendo uma cultura de reinvenção e transformação das operações.
Um futuro sustentável e mais digitalizado
Ainda de acordo com o estudo da Minsait, a longo prazo, o setor de consumo e varejo deve assistir o crescimento da interligação entre canais físicos e digitais. A edição 2024 do “Informe Ascendant” mostra que essa é uma tendência que tem sido favorecida pelo avanço do e-commerce e dos investimentos em tecnologias como realidade aumentada, IA e recursos de personalização da experiência de compra. Em paralelo, as empresas também têm priorizado a sustentabilidade, integrando práticas comerciais ambientalmente responsáveis ao longo de toda a cadeia produtiva, à medida que cresce o nível de conscientização apresentado pelos consumidores.
Para Arancha Pérez-Navarro, diretora da Minsait para os setores de varejo, consumo e indústria farmacêutica, esses mercados têm respondido ao surgimento de um novo panorama macroeconômico, em meio ao qual o processo de transformação digital tende a ser acelerado, a fim de atender às exigências de consumidores cada vez mais conectados e bem-informados. “Esse novo cenário torna prioritários fatores como conveniência, segurança e personalização da experiência do cliente, que passa a ocupar o centro dessa equação”.
A Minsait tem participado desse processo de melhoria contínua na experiência do cliente no varejo, por meio da integração de soluções inovadoras fornecidas por seus principais parceiros e facilitadores do processo de transformação digital. Nesse sentido, Pérez-Navarro também destaca o papel fundamental desempenhado pelas novas tecnologias na evolução e crescimento desse mercado cada vez mais digital e hiperpersonalizado. “Ao longo de toda a cadeia de valor compreendida pelo varejo, é importante poder contar com parceiros tecnológicos relevantes, com a experiência e o conhecimento necessários para lidar com as últimas tendências tecnológicas em phygital, por exemplo. Só assim será possível garantir uma jornada rumo à digitalização de maneira sólida e palpável”.