CEO da 77Sol detalha a criação e o crescimento do marketplace que conecta consumidores, integradores, fornecedores e instituições financeiras
A democratização da energia solar, ou fotovoltaica, já é realidade no Brasil. E quem vem ajudando nesse processo é a 77Sol, startup que criou um ecossistema unindo fabricantes de equipamentos, empresas que funcionam como integradores e o consumidor. Com um crescimento de quase 500% no faturamento somente no primeiro semestre deste ano, a enertytech evoluiu resolvendo o problema do varejo nesse setor com tecnologia digital, conforme detalhou, hoje (02), Luca Milani, CEO e fundador da 77Sol, na 1042ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Iniciando por salientar a lógica e vantagens de ter energia limpa, barata e infinita por meio do sol, Luca disse que quando começou a estudar o setor, há cinco anos, isso já estava clara para todos, mas ainda não havia soluções suficientes, no ambiente do varejo, para a evolução do mercado. “A 77Sol, nasce exatamente para preencher essa lacuna, criando uma plataforma digital para ajudar os integradores de energia solar, com mais agilidade, eficiência e profissionalismo, e o consumidor final. Hoje já temos equipamentos para o setor em abundância, com vários players atuando na fabricação e distribuição em uma ponta e, na outra, uma imensidão de consumidores ávidos por ter acesso a essa alternativa. No meio disso, existem os integradores fotovoltaicos que viabilizam essa solução para o cliente final.”
De acordo com o executivo, existem, nesse mercado, mais de 50 mil integradores operando de forma regionalizada em todo o Brasil e o que a 77Sol faz é entregar ferramentas para que essas organizações cheguem ao cliente final com mais facilidade e efetividade. “Operando no modelo B2B2C, atuamos com a centralidade no nosso cliente para que ele entregue na ponta com excelência.” Após resumir as mudanças que proporcionaram a chegada da energia solar nas residências, com a facilidade da instalação de placas fotovoltaicas nos telhados, ele explicou o crescimento exponencial da enertyech, cujo ecossistema expandiu o faturamento em 470% no primeiro semestre deste ano, prevendo alcançar 30 mil integradores até o final de 2024. “Construímos a primeira versão da nossa plataforma no final de 2020, conseguindo realizar as primeiras investidas no mercado no ano seguinte e viemos crescendo a uma média de 30% ao mês. O mercado veio se expandindo enormemente, notadamente em função do varejo, graças à incorporação de novas tecnologias nos ajudando a efetivar vendas.”
Além disso, a 77Sol foi impulsionada pelo financiamento dos equipamentos que deu tração a todo o setor, com destaque para o varejo. “Vendemos financiamento para energia solar há aproximadamente três anos e crescemos muito também por essa parte do crédito, porque o consumidor está trocando uma dívida perene – a conta de gasto de energia, que cai para zero – por uma que dura no máximo cinco anos pagando o banco que a financiou. Isso dinamizou esse mercado acentuadamente e nós, com a nossa qualidade e nossos esforços, pudemos surfar nessa onda.”
Houve tempo para o CEO ressaltar o quanto a venda da energia fotovoltaica é personalizada, precisando recolher uma série de detalhes junto ao integrador – muitas deles pequenas empresas recém chegadas a esse mercado -, específicos da realidade do consumidor final, para conseguir chegar à oferta e efetivar à venda. Por isso, foi desenvolvida muita tecnologia para profissionalizar o mercado, com algoritmos que ajudam a acelerar a entrega da proposta ao cliente final. Ele falou também do que o marketplace oferece aos parceiros, chegando a rodar mais de 80 mil propostas por mês, em todo o Brasil, com concentração maior na região Centro-Oeste.
O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1041 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (03), com a presença de Mariana Saraiva, head de experiência do cliente do Casar.com, que abordará a experiência do cliente no cerne do negócio; na quarta, será a vez de Juliana Barros, diretora de marketing da Avon Brasil; na quinta, Michel Haddad, Chief Automotive OEM Relations & Sales Intelligence Officer da Carbon; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Experiência do cliente: Quais os caminhos para surpreender em 2025?”, reunindo Igor Saraiva, diretor de originação de vendas da Accenture Song, Anna Vidal, diretora de customer experience do iFood, Celia Nishio, diretora de Consumer and Market Insights na Nestlé Brasil e Camila Assis, head de marketing e comunicação externa do Grupo Nós (Oxxo).