Você tem um consumo consciente?

O Instituto Akatu lançou uma plataforma para o Teste do Consumo Consciente, TCC, que será utilizada como instrumento de avaliação e orientação do perfil de consciência do consumo de pessoas e comunidades. O lançamento contou com o apoio do Ministério do Meio Ambiente. “Conhecer o seu nível de consciência com relação aos atos de consumo é o primeiro passo de cada pessoa para a mudança de comportamento em favor do consumo consciente e de estilos mais sustentáveis de vida. A nova plataforma do TCC entrega às pessoas informações sobre o seu grau de consciência e aponta caminhos para a transformação de hábitos no sentido de um presente e um futuro mais sustentáveis”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.
 
A ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira faz um chamado à população brasileira para o tema: “Tenha consciência da sua diferença no coletivo. É preciso refletir sobre nossos hábitos de consumo, pois eles impactam diretamente no mundo em que vivemos e que queremos para as futuras gerações. Devemos nos mobilizar e fazer a diferença na nossa responsabilidade por um país mais justo e sustentável”.
 
Adaptado ao universo virtual, o Teste de Consumo Consciente possibilita o cadastro e o compartilhamento dos resultados nas redes sociais. Outro ponto de destaque é a maior interação do usuário com os resultados oferecidos. “Quanto mais pessoas compartilharem resultados contando para suas redes o que já estão fazendo para mudar de comportamento em favor do consumo consciente, maior será a possibilidade de pelo exemplo e pelo sentimento de pertencimento gerado pela rede termos muito mais pessoas interessadas em transformar seus hábitos”, avalia Mattar. Ao fazer o teste, cada pessoa conhece em tempo real seu grau de consciência diante dos atos de consumo (sabendo se é um consumidor indiferente, iniciante, engajado ou consciente) e fica sabendo em que perfil de consumo se encontra, se comparado com o perfil dos demais brasileiros, delineado pela Pesquisa Akatu realizada periodicamente. “Esta é uma ferramenta que permite avaliação e tomada de consciência para a transformação de hábitos. Isso é essencial para provocar a mudança na direção de estilos mais sustentáveis de vida”, complementa Mattar.
 
Além disso, o consumidor tem suas práticas avaliadas de forma segmentada por categorias de consumo: Economia de recursos, Planejamento do consumo, Reuso e reciclagem de materiais e Compra de produtos sustentáveis, o que promete facilitar a mudança de comportamento. “A plataforma ainda permite o acompanhamento da evolução dos comportamentos de consumo do indivíduo ou grupo ao longo do tempo, já que o usuário pode acessar várias vezes o perfil criado. A ferramenta ainda mostra os impactos do consumo através de dicas mobilizadoras e sugere comportamentos mais conscientes, com as quais o usuário pode se comprometer a realizar”, conta o executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima