Um pergunta que não quer calar no contexto da Inteligência de Mercado trata da preparação de profissionais aptos a conduzir uma área dessa natureza. Como não há uma formação específica disponível no mercado, as pessoas que atuam em Inteligência de Mercado adaptam as suas formações de origem às necessidades do trabalho, “on the job training”, como dizem os especialistas.
Começamos a perceber movimentos consistentes de promoção de eventos especializados, mostrando que há uma demanda reprimida por oportunidades de desenvolvimento profissional. Nas nossas andanças pelo mercado, é bastante freqüente ouvir perguntas sobre cursos e materiais indicados para aprender mais sobre o assunto.
Há uma semana descobri uma fonte que gostaria de compartilhar. Trata-se de uma iniciativa do MIT – Massachusetts Institute of Technology e de várias outras universidades e fundações líderes em todo o mundo, de divulgar, de forma livre, conteúdos de vários de seus cursos de graduação e pós-graduação. Infelizmente, ainda não temos nenhuma organização brasileira no OpenCourseware (http://ocw.mit.edu/OcwWeb/index.htm), que é o nome do programa.
Selecionei três dos cursos da Sloan School of Management que são de grande utilidade para o aperfeiçoamento profissional para Inteligência de Mercado. Com a exceção de estarem em língua inglesa, são da mais absoluta conveniência para o estudante disciplinado: estão disponíveis online, 24 horas por dia. Tem rico material incluso, além de referências bibliográficas selecionadas. Inacreditável: é grátis! Os cursos são relacionados abaixo, com tradução livre de trechos dos resumos executivos e meus comentários.
15.010 / 15.011 Economic Analysis for Business Decisions. “Nosso objetivo é prover conhecimento prático sobre as ferramentas analíticas que influenciam, de forma mais direta, as decisões econômicas que as empresas têm de tomar regularmente. Nós enfatizaremos a estrutura de mercados e desempenho da indústria, incluindo a interação estratégica das empresas. Examinaremos o comportamento de mercados individuais – e dos produtores e consumidores que vendem e compram nesses mercados – em algum detalhe, com foco na análise de cursos, determinantes da demanda de mercado, estratégia de precificação, poder de mercado e as implicações das políticas regulatórias governamentais. Também examinaremos as implicações da economia em outras práticas, como planos de incentivo, leilões e preços de transferência”. Uma verdadeira pedra preciosa para quem está em Inteligência de Mercado. Além das definições teóricas fundamentais sobre o mercado, várias dicas sobre competição, inclusive teoria dos jogos.
15.822 Strategic Marketing Measurement. “A pesquisa de mercado pode ser dividida em métodos que enfatizam o entendimento do cliente e outros que enfatizam o mercado…. O curso irá ensiná-lo como escrever, conduzir e analisar um questionário de pesquisa de mercado. A ênfase será na descoberta da estrutura de mercado e segmentação… Um objetivo importante do curso é dar uma exposição prática às técnicas de análise que são muito usadas em consultoria e pesquisa de marketing como análise de fatores, mapas de percepção, conjoint analysis e clustering…”. Mais um curso riquíssimo para desenvolver capacidades analíticas pode ajudar a discutir com propriedade as abordagens de pesquisa e entender as implicações das conclusões. Não deixe também de dar uma espiada no 15.821 Listening to the Customer, curso complementar. Divirta-se com os novos conhecimentos! Mãos à obra!
Leonardo Vieiralves Azevedo é presidente da WG Systems, tecnologia para tomada de decisão. E-mail: [email protected]