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O nascimento e alinhamento da marca



Além de símbolos, a marca incorpora algo de envolvente na inspiração. E não é só a criatividade, a tipologia das letras, a cor e o próprio design. Marcas têm a ver com a alma da empresa, seu produto ou serviço. E não é fácil chegar à resolução final ou à alternativa que incorpore estas expressões ou sentimentos.

Tudo isto veio à lembrança, à medida que digerimos a lista proveniente da pesquisa elaborada pela Interbrand, quando apresenta as melhores marcas globais/2008. Dentre estas, a surpresa é o Google que em 2007 estava na 20ª colocação, passando para a 10ª em 2008. Os participantes respondentes da pesquisa são empresas e profissionais especialistas. A metodologia utilizada define como critérios para escolha os seguintes itens:

a) deve haver substanciais dados financeiros da empresa publicamente disponíveis.

b) a marca deve ter, pelo menos, um terço das receitas fora de seu país de origem.

c) a marca deve representar uma atividade voltada para o mercado de consumo.

d) o valor econômico adicionado de empresa deve ser positivo.

e) a marca não deve ter uma percepção permanente B2B e, sim, uma visibilidade pública mais abrangente.

f) a marca deve influenciar a postura dos consumidores na decisão da compra.

 

É interessante salientar que entre as cem escolhidas não há nenhuma marca de empresa brasileira e que a centésima companhia que aparece na listagem é a Visa. A força de determinadas marcas é impressionante. Acesse o site www.windowslivetranslator.com e faça você mesmo um teste. Observe cada uma delas e deixe sua imaginação ser provocada pelos efeitos mágicos ao passar os olhos na logotipia delas.

 

O marketing nos dá, assim, mais uma lição no sentido de entendermos o significado desta propriedade que cada empresa ou produto tem e a força absoluta que a marca pode estimular o sucesso dos negócios.

 

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Lívio Giosa – Vice Presidente da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e Presidente do CENAM – Centro Nacional de Modernização Empresarial. E-mail: [email protected]

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