Autora: Janaína Almeida
Hoje, dia 15 de setembro, é comemorado o Dia do Cliente. E, embora a data não seja amplamente conhecida no país, quem depende e preza pelos seus consumidores não deixa passar em branco. Por isso, é comum empresas aproveitarem a oportunidade para fazer ações promocionais e, assim, estreitar o relacionamento e presentear o seu público. Mas, para a estratégia não sair como um tiro no pé, amanhã ou em qualquer outra ocasião, a marca precisa ter pleno conhecimento sobre quem é o seu cliente.
Dentro do universo do marketing, o público-alvo de uma empresa pode ser definido através da definição de uma buyer persona. Trata-se, nada mais, nada menos, do que a representação física, psicológica e profissional do seu cliente ideal. Quando a marca possui sua persona bem definida, ela consegue facilmente saber com quem está conversando, em quais canais precisa investir, em quais redes sociais deve estar presente, a linguagem mais adequada, entre uma infinidade de outros critérios.
A melhor estratégia para conseguir essas informações é aplicando pesquisas com os próprios clientes da empresa. Como esse material deve ser o mais completo possível, perguntas sobre o que ele gosta, o que ele faz, onde e como costuma pesquisar e comprar produtos, quais redes sociais ele acessa, quais veículos de comunicação acompanha, o que faz para se divertir, com o que trabalha e se tem filhos, por exemplo, não podem ficar de fora.
Depois de ter a persona definida, as chances da marca ser muito bem sucedida tanto em ações pontuais, quanto na sua estratégia completa de marketing digital são imensas. Não existe uma empresa que consiga sobreviver sem se relacionar com seus clientes, então que se relacione da melhor maneira possível.
Janaína Almeida é jornalista na InformaMídia Comunicação