Biz lança centro de monitoramento para operações mais seguras e eficientes

Com nova área, investimentos em inteligência de dados e automação, empresa projeta ampliação de disponibilidade em suas plataformas

A Biz, plataforma de infraestrutura de pagamentos, serviços bancários, prevenção a fraudes e benefícios flexíveis, anunciou a criação do seu centro de comando e monitoramento 24×7, o Biz Command Center (BCC). Com uma infraestrutura própria pensada em garantir a estabilidade, segurança e confiabilidade dos serviços prestados aos seus clientes, a companhia apostou na construção da operação por meio de um time de especialistas nas áreas de desenvolvimento, operações de segurança e monitoramento e na adoção de tecnologias como inteligência artificial e monitoramento de desempenho (APM) que, juntos, monitoram e respondem proativamente a qualquer incidente, garantindo um ambiente estável e sem interrupções tanto para as empresas como para seus clientes.

Inspirado nas práticas das maiores empresas de tecnologia do mundo, o BCC assegura que todos os serviços, desde transações de benefícios até pagamentos de Pix e criação de cartões, funcionem sem falhas. “Isso fez com que, em 2024, a empresa chegasse a 99,9% de disponibilidade em seu sistema, superando as expectativas de muitos players globais do mercado”, assegurou Adriano Serrano, diretor de operações da Biz.

Com aumento no volume de acompanhamentos de transações de benefícios, pagamentos de Pix, e até a confecção de cartões, o BCC foi concebido para incorporar tecnologia de monitoramento avançada, similar à utilizada em plataformas como o Azure Monitor, e aliada à inteligência de dados e automação. Isso permite que a equipe atue de forma proativa, identificando e resolvendo problemas antes que impactem os clientes.

Segundo Adriano, “melhoramos significativamente nossos indicadores de SLA (Service Level Agreement), atingindo 97% ao final de 2024, um salto considerável em relação ao início do ano. Para, o sucesso do BCC está em não atuar como os centros de comando tradicionais, que geralmente esperam que os problemas ocorram para agir. Ao contrário, o time especializado atua de maneira preventiva, identificando em tempo real os incidentes por meio de um monitoramento ativo, coleta e processamento de dados”.

De acordo com o executivo, “o objetivo é garantir a melhor experiência possível para os nossos clientes. Ao alocar uma equipe 24 horas por dia, 7 dias na semana, conseguimos atuar antes mesmo que o cliente perceba um problema. Desde a implementação, reduzimos pela metade o nosso tempo médio de resolução dos incidentes. Isso faz toda a diferença na satisfação e na confiança em nossos serviços”.

Além disso, garante Serrano, “a Biz está constantemente buscando novas formas de aprimorar sua operação, o que se reflete na integração com o time de Customer Success (CS), para garantir uma resposta rápida e eficaz. O time de CS tem um papel importante no relacionamento com os clientes, e o BCC oferece a base de dados e informações necessárias para que eles possam agir rapidamente. Se um cartão não foi criado corretamente ou se uma transação foi bloqueada, o CS já sabe, e pode tomar as providências antes mesmo de o cliente perceber”.

Após a criação do BCC, houve uma redução de 90% nos tickets mensais de incidentes, o que resultou em uma estabilidade dos sistemas e, consequentemente, na melhora na experiência dos clientes. De acordo com Douglas Barrochelo, CEO da Biz, esse investimento representa um marco importante para a empresa. “Assim como as grandes big-techs, a Biz entende que a tecnologia de monitoramento e controle de dados é fundamental para garantir a continuidade dos serviços em um mercado cada vez mais dinâmico e exigente. Nosso centro de comando está estruturado para lidar com a evolução constante dos dados e oferecer uma performance de classe mundial. Como próximos passos, a Biz está implantando a inteligência artificial em sua infraestrutura para impulsionar o monitoramento e a automação presentes na estratégia das operações”.

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