Carlos Bonetti, diretor executivo de riscos no banco BV

BV adota IA para personalizar contrapropostas na área de recuperação de crédito

Banco analisa interações por meio de inteligência artificial generativa da Neurotech, para tornar o atendimento ao cliente mais eficiente

O banco BV, registrou mais de R$8 milhões em acordos firmados nos primeiros dois meses de utilização de inteligência artificial generativa (GenIA) em sua área de recuperação de crédito. Em parceria com a Neurotech, uma marca B3, o banco utilizou a hiperpersonalização nos atendimentos de cobrança por meio do speech analytics, a fim de compreender melhor as necessidades dos clientes. 

Carlos Bonetti, diretor executivo de riscos no banco BV, afirma que a GenIA foi incorporada à trilha estratégica da companhia com foco em personalização, eficiência e na satisfação de seus clientes. “Temos investido cada vez mais em soluções inovadoras para tornar o atendimento mais eficiente. Com o uso da IA, conseguimos reduzir os riscos, otimizar o tempo e garantir a melhor experiência aos clientes, que estão sempre no centro de todas as operações do banco. Personalizar este atendimento, com o apoio da inteligência artificial, nos permite atender de forma individual cada necessidade, bem como compreendê-la e apresentar a melhor solução possível aos clientes”.

O Bruce Cobrança, solução da Neurotech, utiliza ferramentas de Speech Analytics e análise de dados não estruturados, como áudios de ligações, para identificar as necessidades e possibilidades de negociação de cada cliente inadimplente, permitindo a personalização das ofertas. Um dos principais diferenciais da solução é o uso da IA generativa, que reconhece automaticamente as propostas feitas pelos clientes durante os atendimentos e direciona insights para os times responsáveis avaliarem e, quando viável, aprovarem as condições. Outras aplicabilidades estão sendo trabalhadas, como desenvolver treinamentos personalizados para os colaboradores e melhoria contínua de processos com base nos insights gerados pela IA.

“O Bruce Cobrança é um exemplo claro de como a inteligência artificial generativa pode transformar a relação entre empresas e clientes, viabilizando novos casos de uso que antes eram inviáveis em larga escala. Ao compreender o contexto do cliente BV e extrair informações minuciosas das ligações de cobrança, o produto gera impacto mensurável para o banco, enquanto viabiliza hiperpersonalização, assertividade e empatia na jornada da cobrança”, assegurou Arthur Padilha, diretor de produtos da Neurotech.

A solução reúne recursos de machine learning, orquestração omnichannel, dashboards inteligentes, anonimização e compliance de dados, integrando fontes internas do banco com mais de mil bases públicas e privadas para uma análise aprofundada de CPFs e CNPJs. “Com o uso da tecnologia, conseguimos tomar decisões mais justas, no tempo certo e com foco real nas possibilidades e necessidades de cada cliente”, concluiu o executivo do BV.

Deixe um comentário

Rolar para cima