A Crônica de Sumatra



Há o caso daquele advogado famoso, professor e autor de livros, que pediu um cartão de crédito a um dos bancos com o qual trabalhava. O advogado queria um cartão Gold, mas os analistas do banco decidiram conceder-lhe apenas um cartão simples, e mesmo assim com o limite de crédito mais baixo disponível. O motivo? Advogados não têm renda fixa comprovada, explicaram. Felizmente para o professor, o assunto foi parar na mesa do gerente do produto, que imediatamente reconheceu seu nome e mandou que lhe fosse entregue um cartão como o que pedira.


Exemplos como este não faltam. E mostram como muitas vezes as normas que regem a concessão de crédito – e o marketing – estão distantes da realidade e dos melhores interesses da empresa, do cliente e do país. O problema, e algumas de suas possíveis soluções, é um dos principais temas de “A Crônica de Sumatra”, livro de Max Basile, que está sendo lançado pela Editora La Selva e que reúne reflexões do autor sobre o crédito, o marketing e a ética corporativa na nova era da informação. O caso do advogado famoso é um dos exemplos usados para mostrar a inadequação de vários dos sistemas atuais.


Mesmo falando de assuntos profundos, Basile fica longe da linguagem pesada e doutoral em A Crônica de Sumatra. O livro fala ainda sobre o que existe de mais atualizado, em todas as partes do mundo, e aponta possíveis soluções. Algumas medidas práticas, que podem ser tomadas no âmbito das empresas, explicam em boa parte a força e o crescimento de economias como a dos Estados Unidos. Além disso, o livro também mostra os novos métodos e sistemas que estão surgindo na era da informação.


Vice-presidente da filial brasileira da Experian, empresa de informações comerciais, Basile tem vários anos de experiência em empresas como a Visa, BankBoston e Banco Safra. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), tem cursos de Estratégia de Marketing e Estratégias de Negociação pela Kellogg Business School de Chicago. Também já tem um livro publicado, “E o Dinheiro Virou Plástico”.


Ficha Técnica
Título: A Crônica de Sumatra – E outras reflexões sobre crédito, marketing e ética corporativa na era da informação
Autor: Max I. Basile
Editora: La Selva

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