A partir deste mês, a Associação Brasileira de Telemarketing (ABT) passa a se chamar Associação Brasileira de Telesserviços, conforme mudança estatutária acordada pelos associados da Entidade. Segundo o presidente da ABT, Topázio Silveira Neto, o objetivo da mudança é tornar o nome mais abrangente e representativo da realidade do setor de callcenter e suas variantes (consultoria, TI etc), que está em fase de crescimento e profissionalização.
“A ABT foi criada em 1987, quando o telemarketing ativo e receptivo era o principal serviço oferecido pelo setor. Hoje, estimativas da Associação apontam que ele representa apenas 10% a 15% do total de contatos feitos com o consumidor. Os outros 85% a 90% congregam outras formas de relacionamento com o cliente, como SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), help desk, CRM (Costumer Relationship Management), atendimento via Internet etc. O ideal, portanto, é que o nome da Entidade acompanhe a modernização deste mercado”, explica Topázio.
Dessa forma, a ABT segue o exemplo da norte-americana ATA (American Teleservices Association), que antes se chamava American Telemarketing Association.
Hoje, a Entidade brasileira congrega cerca de 400 membros, entre prestadoras de serviço em callcenter, empresas com operações internas de atendimento ao consumidor, consultorias e fornecedoras de diversos tipos de tecnologias. E representa um setor que emprega, atualmente, 615 mil pessoas no Brasil e espera gerar mais 60 mil empregos ao longo de 2006.