Recentemente a Right Management divulgou dados de uma pesquisa que mostra os principais fatores que levam um líder ao sucesso e ao o fracasso. Os entrevistados apontaram a incapacidade e/ou falta de empenho para construir um bom relacionamento com a equipe, como principal item que leva o líder ao insucesso, com 40%. O segundo fator responsável pelo fracasso de um gestor, com 26% das respostas é a falta de identificação com a cultura da empresa. A não entrega de resultados aceitáveis foi a terceira mais votada, com 11%. Entre os fatores que levam os gestores ao sucesso estão: a adaptação aos valores e cultura da empresa (68%), seguido por habilidades interpessoais (66%), motivação para liderar (62%) e experiência profissional anterior (57%), foram os principais citados.
A pesquisa também apurou quais são as áreas funcionais com maior aptidão para formar líderes. O primeiro lugar ficou com a área de Operações (68%), seguida por Finanças (56%), Vendas (49%), Marketing (34%) e Recursos Humanos (24%).
O estudo foi realizado entre abril e setembro de 2010, em parceria com a empresa de pesquisa, Chally Group. Os dados foram coletados por meio de um levantamento feito com 1.439 CEOs e profissionais de recursos humanos de 707 organizações de vários países, que exploraram a eficácia da liderança e desenvolvimento entre diversas regiões e culturas.