Qualidade no atendimento



Autor: Leandro Lopes

 

Você só existe enquanto empresa se houver um cliente disposto a comprar seu produto ou serviço. Ponto. Não há como discutir com essa realidade. Mas há empresas e profissionais, que ignoram solenemente essa máxima. Para quem quer realmente melhorar a qualidade da relação com o cliente destaco nove dicas de como aumentar a qualidade no atendimento ao cliente e mantê-lo em sua rede:

 

1. Mostre ao cliente que sua empresa tem interesse em resolver o problema dele, independente de qualquer coisa, de quem tem razão ou não. Afinal, certamente existem várias empresas no segmento em que você atua, mas cliente é cada um de uma forma, com sua importância singular;

 

2. Deixe claro a ele que sua empresa possui limites – técnicos, contratuais, de prazos – mas que possui a clara visão de como poderá ajudá-lo ou ao menos se esforçar para que ele seja prontamente atendido no que deseja;

 

3. Faça perguntas específicas sobre o problema do cliente para identificar a necessidade dele;

 

4. Quando conversar com o cliente, reproduza o discurso dele com suas palavras para confirmar o seu entendimento. Isso demonstrará que você dedicou seu tempo e atenção a ele;

 

5. Dê sugestões para solucionar a questão, com base em sua própria experiência – não no que você acha que o cliente quer ouvir. Essa atitude irá gerar relacionamento direto com ele, por meio da identificação. Ele verá que do outro lado da linha existe uma pessoa que já passou pela mesma questão;

 

6. Dependendo da urgência da situação, forneça constantemente um retorno de como está o andamento daquele atendimento, para tranquilizar o cliente. Ele não tem a obrigação de entrar em contato com o atendimento para acompanhar o status, mas a empresa sim é responsável por satisfazer esse consumidor e se esforçar para fidelizá-lo;

 

7. Apenas faça promessas que você sabe que a empresa poderá cumprir;

 

8. Muitas vezes o cliente só quer ser ouvido: mesmo que a situação já tenha sido solucionada, ele quer falar a respeito ou confirmar se essa solução foi a mais acertada. Ouça o que ele tem a dizer;

 

9. Jamais deixe um atendente mostrar que quer se livrar daquele problema. O papel de uma boa empresa é mostrar interesse e empenho em solucionar uma questão, e não economizar tempo para ´se livrar daquele abacaxi´. Parece fácil, e até é, mas exige comprometimento e respeito pelo consumidor. Mas ele merece. É ele quem banca seu negócio, lembra?

 

Leandro Lopes é diretor da L3 CRM.

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Qualidade no atendimento



A CTBC conquistou o primeiro lugar no Índice de Desempenho no Atendimento (IDA), da Anatel. Desta vez, a empresa alcançou a pontuação máxima como melhor atendimento em telefonia móvel. A companhia já havia figurado na primeira colocação no atendimento em telefonia fixa e também longa distância. O índice leva em consideração a capacidade da prestadora de serviço em atender as demandas no prazo de cinco dias, diminuir a quantidade de reclamações, reduzir pendências e evitar reincidências.

 

Para chegar à esses resultados, a CTBC realiza ações internas visando fortalecer o relacionamento. Uma delas é o Foco do Cliente, reunião diária com um grupo de trabalho para discutir o andamento do dia anterior no atendimento do call center. Após a reunião, são elaboradas melhorias, implementadas imediatamente, na rotina de relacionamento com clientes. Esta e outras ações fizeram com que a CTBC reduzisse o número de reclamações.

 

De dezembro de 2008, quando a reunião do Foco do Cliente teve início, até junho de 2009, as reclamações tiveram redução de 25%. Entretanto, não só estes encontros são responsáveis pelo bom índice da CTBC. Melhorias no processo de relacionamento com o cliente por meio da Ouvidoria e novas opções para acessar, via Internet (www.ctbc.com.br ), a conta detalhada, segunda via da conta e saldo do pré-pago também colaboraram com a diminuição das reclamações. Uma outra opção para o relacionamento com o cliente é o SMS.

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Qualidade no atendimento



A Univoz promove no próximo dia 23 de outubro, em São Paulo, o curso “Telecomunicador – excelência na comunicação do agente de call center”. O treinamento visa incentivar o operador de telemarketing a trabalhar sua competência comunicativa, aperfeiçoando a linguagem, voz, fala e atitude, refletindo em excelência no relacionamento com o cliente e resultando na transmissão da imagem positiva da empresa.


Ministrado por Ana Elisa Moreira Ferreira, fonoaudióloga e diretora-proprietária da Univoz, o curso utiliza-se de aulas dinâmicas e interativas com atividades facilitadoras do aprendizado da comunicação com o cliente, além de atividades em grupo para discussão de diferentes aspectos do atendimento e utilização de fitas de áudio para sensibilização auditiva sobre tipos de atendimento, estilos de comunicação e padrões vocais.


Entre os tópicos que serão abordados estão: o poder da competência comunicativa favorecendo o relacionamento com o cliente; como ocorre o processo comunicativo? A construção da imagem mental; perfil comportamental e comunicativo ideal – diferenciando os agente de relacionamento; marketing da comunicação com o cliente: coadjuvante ou principal no relacionamento?; e como aperfeiçoar e desenvolver o seu marketing da comunicação verbal; o “jogo de cintura” comunicativo para lidar com os diversos perfis comportamentais de clientes.


Serviço
Data: 23 de outubro
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Unidade de Ensino Univoz – Avenida Bernardino de Campos, 327, cj 63, Paraíso – São Paulo/SP
Informações e inscrições pelo telefone (11) 3262-2009 ou no e-mail [email protected]

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A Univoz promove no próximo dia 06 de dezembro, em São Paulo, o curso “Telecomunicador – excelência na comunicação do agente de call center”. O treinamento visa incentivar o operador de telemarketing a trabalhar sua competência comunicativa, aperfeiçoando a linguagem, voz, fala e atitude, refletindo em excelência no relacionamento com o cliente e resultando na transmissão da imagem positiva da empresa.

Ministrado por Ana Elisa Moreira Ferreira, fonoaudióloga e diretora-proprietária da Univoz, o curso utiliza-se de aulas dinâmicas e interativas com atividades facilitadoras do aprendizado da comunicação com o cliente, além de atividades em grupo para discussão de diferentes aspectos do atendimento e utilização de fitas de áudio para sensibilização auditiva sobre tipos de atendimento, estilos de comunicação e padrões vocais.

Entre os tópicos que serão abordados estão: o poder da competência comunicativa favorecendo o relacionamento com o cliente; como ocorre o processo comunicativo? A construção da imagem mental; perfil comportamental e comunicativo ideal – diferenciando os agente de relacionamento; marketing da comunicação com o cliente: coadjuvante ou principal no relacionamento?; e como aperfeiçoar e desenvolver o seu marketing da comunicação verbal; o “jogo de cintura” comunicativo para lidar com os diversos perfis comportamentais de clientes.

Serviço
Data: 06 de dezembro
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Unidade de Ensino Univoz – Avenida Bernardino de Campos, 327, cj 63, Paraíso – São Paulo/SP
Informações e inscrições pelo telefone (11) 3262-2009 ou no e-mail [email protected]

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A Univoz promove no próximo dia 05 de dezembro, em São Paulo, o curso “Telecomunicador – excelência na comunicação do agente de Call Center”. O treinamento visa incentivar o operador de telemarketing a trabalhar sua competência comunicativa, aperfeiçoando a linguagem, voz, fala e atitude, refletindo em excelência no relacionamento com o cliente e resultando na transmissão da imagem positiva da empresa.

Ministrado por Ana Elisa Moreira Ferreira, fonoaudióloga e diretora-proprietária da Univoz, o curso utiliza-se de aulas dinâmicas e interativas com atividades facilitadoras do aprendizado da comunicação com o cliente, além de atividades em grupo para discussão de diferentes aspectos do atendimento e utilização de fitas de áudio para sensibilização auditiva sobre tipos de atendimento, estilos de comunicação e padrões vocais.

Entre os tópicos que serão abordados estão: o poder da competência comunicativa favorecendo o relacionamento com o cliente; como ocorre o processo comunicativo? A construção da imagem mental; perfil comportamental e comunicativo ideal – diferenciando os agente de relacionamento; marketing da comunicação com o cliente: coadjuvante ou principal no relacionamento?; e como aperfeiçoar e desenvolver o seu marketing da comunicação verbal; o “jogo de cintura” comunicativo para lidar com os diversos perfis comportamentais de clientes.

Serviço
Data: 05 de dezembro
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Unidade de Ensino Univoz – Avenida Bernardino de Campos, 327, cj 63, Paraíso – São Paulo/SP
Informações e inscrições pelo telefone (11) 3262-2009

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Qualidade no atendimento


A satisfação dos clientes que acessaram o “Fale com os Correios na Internet” e que, por algum motivo, utilizaram o serviço da ouvidoria da empresa é de 75,5%. É o que revela pesquisa realizada entre 18 de julho e 18 de agosto pelo órgão de pesquisa dos Correios, tendo sido abordados aspectos relacionados a importância da Ouvidoria dos Correios, atendimento (prazo e qualidade das respostas), expectativa de tempo de resposta para uma solicitação e sugestões sobre o serviço de ouvidoria. Um total de 79,21% dos clientes que responderam à pesquisa atribuiu as maiores notas possíveis (9 e 10) ao seu grau de importância.

Para Djanira Silva, subchefe da Ouvidoria dos Correios , ao realizar essa pesquisa a empresa demonstra transparência na relação com a sociedade, demonstra a preocupação com a qualidade do atendimento e que está procurando, continuadamente, atender as expectativas dos clientes. “Essa foi uma série de pesquisas que se pretende realizar, uma vez que, somente conhecendo a opinião do cliente é que se pode definir indicadores compatíveis com a qualidade de atendimento esperada pela sociedade”, completa.

Com a missão de “Ser o Porta Voz do Cliente na Organização”, a Ouvidoria dos Correios atua como órgão estratégico dentro da empresa, buscando, a partir da análise das manifestações dos clientes e da sociedade, a melhoria dos processos educacionais. Com três anos de atuação nas atividades de gestão do relacionamento com o cliente, a ouvidoria vem investindo para o aprimoramento de suas rotinas e procedimentos de trabalho.

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A norma de auto-regulamentação já está quase pronta, é o que informa a ABT (Associação Brasileira de Telemarketing). Após o trabalho de três meses junto aos quatro Grupos Temáticos de Planejamento (Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Gestão de Processos e Gestão de Tecnologia), estão sendo finalizadas, nesta semana, a consulta ao Grupo Virtual, que conta com mais 70 diferentes empresas do segmento de Relacionamento. Todas as sugestões do Grupo Virtual já foram analisadas pelo Instituto Totum e serão remetidas ao Grupo Decisor, para aprovação final. A previsão de entrega continua sendo agosto desse ano.

A norma de auto-regulamentação propõe que, para efeito de certificação de qualidade, as empresas sejam avaliadas segundo a maturidade em termos de gestão (pessoas e processos), infra-estrutura e Tecnologia da Informação e até mesmo complexidade (sofisticação) do tipo de serviço prestado. O projeto é resultado da contribuição das três entidades representativas do setor – Abemd (Associação Brasileira de Marketing Direto), ABT e Abrarec (Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente). E, também, de algumas das maiores operadoras e, ainda, dos grandes usuários de serviços de call center, em todos os setores da economia.

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O presidente estadual do PSDB de São Paulo, deputado federal Antonio Carlos Pannunzio, anunciou a criação do projeto de lei 4907/05 para proteção e defesa do usuário de serviços públicos da União. A proposta estabelece a obrigatoriedade de atendimento pessoal, telefônico e através da Internet. No caso do atendimento telefônico, o serviço deve ser personalizado e com informação sobre o responsável pelo atendimento da chamada.

“Temos de acabar com o atendimento massificado, feito por gravações, que, não raro, instruem o usuário a discar números seguidos para receber um atendimento padrão que, em muitos casos, nada resolve”, diz Pannuzio.

O parlamentar salienta que, se o projeto transformar-se em lei, os ineficientes atendimentos feitos por secretárias eletrônicas das empresas estatais e concessionárias privadas de serviços públicos estarão com os dias contados. As normas aplicam-se aos serviços da administração direta, indireta e fundacional, bem como das empresas particulares prestadoras de serviços mediante concessão, autorização, permissão ou qualquer outra forma de delegação da União. Serão atingidas, portando, dentre muitas outras, concessionárias de rodovias, empresas fornecedoras de energia elétrica e de água, secretarias e ministérios, fundações culturais e as empresas de telefonia – principal foco do projeto.

“Nestes casos, quando o usuário quer comprar um serviço, o atendimento é personalizado, educado e eficiente. Mas, na hora de reclamar, pedir informações ou de cancelar um serviço, uma gravação pede para o cidadão ficar discando vários números, através dos quais não obtém informação alguma, nem a solução para o seu problema”, relata o deputado.

E o projeto vai mais além, pois obriga as empresas a prestar informações precisas sobre o horário de funcionamento das unidades administrativas, o tipo de atividade exercida pelo órgão, sua localização exata e a indicação do responsável pelo atendimento, bem como a tramitação de processos administrativos em que o usuário figure como interessado, incluindo as decisões tomadas e respectiva motivação, a autoridade ou órgão responsável pelo recebimento de reclamações, sugestões e afins.

A qualidade dos serviços, conforme o projeto, deve ser assegurada através de quesitos como “urbanidade”- como forma de evitar o uso de termos técnicos ou excesso de formalidade – e respeito, com prioridade a idosos, gestantes, enfermos e portadores de deficiência. O deputado quer que essas medidas de proteção ao usuário dos serviços públicos sejam controladas por rede integrada de ouvidorias, das quais o usuário faça parte.

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Qualidade no atendimento

A In House, empresa especializada em serviços de tecnologia e call centers, planeja promover, em 2005, treinamentos mensais para atualização de seus profissionais e dos funcionários das centrais de atendimento de seus clientes. Esses cursos, que abordarão assuntos relacionados às melhores práticas voltadas a essa área, também estão disponíveis para empresas que tenham SACs próprios e queiram treinar seus profissionais. “Temos constatado que esses treinamentos promovem, de fato, o aumento da motivação e capacitação técnica dos profissionais, melhorando a qualidade do atendimento”, afirma Hialony Casadei, consultora de Recursos Humanos da In House.
Os treinamentos programados para este ano englobam temas voltados para os mais diversos profissionais, desde atendentes, coordenadores e pessoal administrativo, até líderes e supervisores de SACs. Os assuntos a serem abordados são: Liderança, Excelência no Atendimento, Como trabalhar em equipe, Como motivar sua equipe, Retenção e fidelização de clientes, Adminstração de conflitos e Stress, entre outros. Os primeiros cursos tratarão dos temas: Motivação, direcionado aos colaboradores alocados em clientes; e Monitoria e Feedback, voltados aos funcionários que trabalham internamente na In House.
Informações pelo telefone (11) 5095-7500

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