A estrela é o cliente

A publicidade não serve apenas para mudar a imagem de uma empresa, melhorá-la. Ela também serve para reforçar uma marca que já está consolidada no mercado, e que já é reconhecida pelo cliente. Apesar do cenário favorável, o trabalho não é tão simples. Como inovar e conquistar mais atenção quando já a tem? “É crucial entender profundamente os públicos de interesse da empresa/marca para que seja possível construir estratégias de marketing e comunicação que gerem impacto real, de acordo com as expectativas e preferências dos diferentes tipos de público”, explica Patrícia Barreros, gerente de marketing e comunicação da Mexichem Brasil, empresa da marca Amanco, que foi uma das reconhecidas no fórum “Grandes Sacadas de Marketing do Brasil”, na categoria Produtos de Consumo.
A ideia encontrada pela empresa, cujo objetivo era buscar por mais espaço no mercado, foi demudar a forma como as celebridades da propaganda iriam aparecer na sua campanha. Com mote “Cada vez mais brasileiros usam Amanco”, não seriam pessoas famosas a estrelarem as peças publicitárias, seria o próprio público. “Evitamos trabalhar com as celebridades endossando os produtos, abordagem que vem se mostrando ultrapassada e com pouca credibilidade conforme evolução da sociedade, principalmente para os indivíduos mais jovens. Na criação da campanha de 2013 estávamos comemorando o conhecimento de marca em todo território nacional, uma vez que um terço dos brasileiros já usam Amanco. A campanha trouxe personalidades como: Ellen Roche, Du Moscovis e Sidney Magal, mas sempre atuando em papéis de coadjuvantes, já que as verdadeiras estrelas para a marca são os profissionais da construção, como balconistas e instaladores hidráulicos, que são os recomendadores da marca”, conta Barreros.
Além de ser a maior ação de marketing realizada pela empresa no país, a estratégia ainda contou com a criação de um ícone para representar a marca, uma vez que é preciso lidar com um mercado que possui muitos concorrentes. “O símbolo traz a letra A, nas cores da Amanco (verde e azul), incorporando elementos de seu já conhecido logo, e serve para que os consumidores identifiquem a marca rapidamente, independentemente do local onde o ícone estiver aplicado”.
E o resultado desse trabalho foi comprovado por meio de uma pesquisa realizada pela Ipsos Public Affairs, no ano passado, apontando que a marca alcançou 97% de conhecimento estimulado entre os consumidores. “A pesquisa revela que a Amanco cresceu praticamente em todos os pontos avaliados, com médias superiores aos levantamentos dos anos anteriores. Dos instaladores hidráulicos consultados, 93% afirmam que a marca é uma das marcas favoritas, entre os projetistas, esse índice é de 96%. Já entre os balconistas, o índice de favorabilidade chega a 92%”, afirma a executiva. “Os excelentes resultados são atribuídos ao forte investimento em inovação e às estratégias de comunicação e marketing, com campanhas publicitárias sempre marcadas pelo bom humor e que ficam na memória do público”.

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