Dedicada a promover sempre melhorias em toda sua cadeia de produção, a Arteb, líder brasileira na fabricação de faróis e lanternas, é pioneira na criação do programa Semana de Qualidade. Durante sete dias, sem data pré-definida e casualmente em qualquer época do ano, a empresa abre suas portas a um determinado cliente. O intúito é mostra seus procedimentos, esclarece dúvidas e levanta, em parceria com o convidado, uma série de oportunidades de progresso. O objetivo é para que os clientes possam avaliar como está sendo introduzidas as peças nos veículos das montadores.
Juntos, profissionais da Arteb e da montadora visitante realizam uma profunda avaliação de todos os aspectos envolvendo a Engenharia dos Produtos, Manufatura, Qualidade, Logística e Exportação, em um verdadeiro fórum de discussão. Os colaboradores da linha de produção da Arteb também têm papel importante no processo. Suas sugestões são ouvidas por meio de pesquisas e analisadas pelos participantes da Semana. As melhorias propostas são aplicadas em todos os projetos futuros, resultando em um progresso contínuo na qualidade oferecida pela Arteb.
“O objetivo desse programa é valorizar as particularidades de nossos parceiros e promover integração. Isso tem gerado melhorias não apenas na qualidade de nossos produtos, mas também na comunicação e no relacionamento entre montadora e fornecedor, seguindo nossa política de oferecer sempre qualidade total”, afirma Paulo Saraiva, Diretor Superintendente da Arteb.
Coordenada pela Engenharia de Qualidade da Arteb, a Semana de Qualidade foi implantada em outubro de 2003. A primeira montadora a participar foi a Toyota do Brasil, seguida da Volkswagen. A proposta é que os encontros sejam realizados a cada dois meses, envolvendo todos os clientes da empresa.
Em julho foi a vez da General Motors do Brasil fazer parte da terceira Semana de Qualidade. Após sete dias de discussão, o fórum conseguiu levantar 42 oportunidades de avanços, que deverão ser atingidas até o final de outubro com a implantação de 83 ações.