Desenvolvida para a Colgate-Palmolive, loja é integrada com a Amazon e cliente faz toda a compra por comando de vozA Benext anunciou o lançamento de um voice commerce do Brasil, a pedido da Colgate-Palmolive. Em funcionamento há dois meses, a ferramenta já tem integração com a Amazon, na qual o cliente faz toda a compra por comando de voz. “Será a primeira vez que a gente tangibiliza uma compra feita 100% por voz. Em poucos minutos, o cliente escolhe seus produtos, faz o processo de autenticação e finaliza a compra pelo app ou site da Amazon”, explica Daniel Deivisson, CEO da Benext.
Na avaliação do executivo, “esse mercado de voz é um dos mais promissores para os próximos anos.. De acordo com projeções da Zion Market Research, o mercado global de voz vai atingir um valor de 7,7 bilhões de dólares em 2025, com uma taxa de crescimento anual de 39%, com o voice commerce sendo uma das tendências. E, segundo pesquisa realizada pela CouponFollow junto a 1.081 adultos americanos, mais de 60% das pessoas dizem estar satisfeitas com a compra por meio da voz”.
Bastando dizer “Ok, Google, falar com Colgate. Quero ir para a loja”, em poucos minutos os clientes poderão comprar até 10 produtos, entre escovas de dentes, cremes dentais e enxaguantes bucais. “A Colgate-Palmolive está sempre buscando formas de se conectar com as pessoas e atender às necessidades dos nossos consumidores. Dentre muitos objetivos, tecnologia e acessibilidade ganham importância para garantir a melhor experiência para o nosso cliente”, afirma Nelson Malta, diretor de marketing da Colgate-Palmolive Brasil.
A empresa, que nasceu com a chancela de gigantes como Google e Amazon, já tem uma história com a Colgate-Palmolive. O primeiro assistente de voz da marca no Google foi desenvolvido anteriormente voltado exclusivamente para crianças. O assistente possui uma linguagem divertida para os pequenos e traz muita dinâmica e interação. No período de um ano, entre 2020 e 2021, o voice app que ensina as crianças a escovarem os dentes gerou mais de 8 milhões de interações. “Hoje o maior desafio para as marcas é ser relevante para seus consumidores. E o resultado de Colgate Kids é surpreendente, entrou no dia a dia dos pais com seus filhos. O engajamento médio é de 5 minutos no app, um número altíssimo para assistentes de voz”, ressalta Deivisson.
Para o empresário, que acumula mais de 20 anos de carreira no segmento de tecnologia e internet, uma revolução na indústria da voz está prestes a acontecer no Brasil. “2022 será o ano da voz, com a explosão dos smartspeakers, novos devices sendo lançados, a preferência de crianças e idosos por assistentes de voz. Falar com o celular não é coisa de loucos e comprar por voz também não será”, ressalta.
Expansão global
A diretora de atendimento e projetos da Benext, Tatiana Carvalho, destaca que é mais do que só uma função em si. “É um novo negócio, uma nova era do e-commerce: o v-commerce”, afirma. Neste ano, a Benext iniciou a operação internacional e abriu escritório em Nova York para a expansão comercial com milhares de desenvolvedores e agências que proliferam principalmente nos EUA e Europa.
De acordo com a Comscore, em 2020, 50% de todas as buscas na Web foram feitas por voz. A Speechmatics aponta que em janeiro de 2021 houve um aumento de 18% no interesse das empresas em criar estratégias que utilizam a voz. “Os consumidores estão migrando para o mercado de voz e a Benext é pioneira no Brasil em oferecer soluções disruptivas. Na medida em que cresce o objetivo de marcas criarem uma conexão e um vínculo mais forte e duradouro com seus públicos, aumenta também a importância delas se tornarem cada vez mais humanas e criarem interações personalizadas para seus clientes. Novas tecnologias e plataformas, inteligência artificial, machine learning, conversation design e VUI (voice user interface) nos auxiliam neste desafio. É assim que a Benext funciona – nós gerenciamos, mantemos, monitoramos e suportamos aplicativos de voz”, afirma Daniel Deivisson.