Autor: Ana Tex
Acertar o público-alvo na internet é o grande desafio do empreendedor que tem um negócio online ou que pretende divulga-lo por meio das novas mídias para atrair mais clientes. Por se tratar de meios que atingem todos os tipos de público, talvez esteja na hora de trabalhar um segmento mais específico e se tornar uma autoridade no seu ramo de negócio, ao invés de ficar “atirando para todos os lados e não acertar ninguém”.
Se você trabalha com um segmento como o de moda, por exemplo, que é muito amplo, a dica é apostar em um nicho desse mercado. Na internet, os consumidores são muito específicos quando querem buscar algo, você pode tirar proveito disso se fizer um trabalho mais direcionado. Então o que eu recomendo é nichar a sua comunicação e suas estratégias de vendas nas redes sociais.
Para acertar seu público-alvo, faça um levantamento nas suas vendas e identifique qual o perfil dos clientes que mais compram/consomem seus produtos. Essa é a minha primeira dica para qualquer pessoa que pretende vender online. A princípio, pode parecer que esta abrindo mão de todo um mercado. No entanto, se tornará um especialista neste nicho e um profissional diferenciado, pois são poucas os empreendedores que estão se especializando. E na internet, apesar de se trabalhar em apenas um único segmento, se tem uma possibilidade de alcance ainda maior, podendo atingir consumidores/clientes de todo o Brasil e até de outros países.
Outra dica é: tenha uma comunicação eficiente e segmentada. Faça buscas nas redes sociais e descubra o que as pessoas mais procuram, quais os assuntos que elas mais se interessam. Use palavras-chave, localização e poste conteúdos que ofereçam algo a mais que apenas um produto. Eduque, inspire e entretenha o seu público online. E quanto melhor você for o especialista no seu nicho de mercado, mais as pessoas chegaram até você. Aposte em uma boa comunicação na internet e melhore o seu posicionamento no Google, Instagram, Facebook e o seu atendimento no WhatsApp. Com isso, conquistará a tão chamada “autoridade na internet”.
Ana Tex é empreendedora, palestrante e consultora em marketing digital, especialista em novas mídias. Desenvolve cursos e infoprodutos com foco em aumentar a audiência e o faturamento de empreendedores.