Com o título “Faltou Xícara em Bagdá”, o consultor Orpheu Cairolli consegue costurar todas as partes da sua formação na área de negociação e vendas para mostrar quais são as competências essenciais para se destacar na profissão. Com um enredo que mistura realidade e ficção, o autor mostra a trajetória de dois personagens distintos: um vendedor de xícaras bem sucedido e o negociador que teria colocado a Espanha ao lado dos Estados Unidos na guerra contra o Iraque. Ao mostrar a experiência de cada um, Orpheu analisa todas as ações de ambos e instiga o leitor a avaliar quais foram os erros e os acertos em suas escolhas.
O livro, que será lançado amanhã, em São Paulo, não tem nenhuma pretensão de ser um manual técnico ou de auto-ajuda. “Faltou Xícara em Bagdá” caminha mais no sentido de orientar negociadores e vendedores a conhecer melhor a si mesmos e às pessoas para, assim, saber como conduzir melhor as negociações.
Para isso, o autor sugere três pontos básicos antes de se iniciar qualquer processo de venda. Em primeiro lugar, segundo o autor, é essencial o autoconhecimento. “Porque eu negocio melhor quando sei quais são os meus objetivos e quais são as minhas prioridades”, diz. Em seguida, é preciso saber quem são os interlocutores e aceitar a diversidade, porque pessoas são naturalmente diferentes e não é preciso que ninguém seja igual a ninguém para se realizar uma boa venda. Por fim, é preciso contextualizar, ou seja, colocar a pessoa no ambiente em que ela está inserida e “construir” o melhor cenário para aquela venda.
Ficha Técnica
Título: Faltou Xícara em Bagdá
Autor: Orpheu Cairolli
Editora: Cultura
Número de páginas: 168
Preço: R$ 25,00