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Raimundo Ribeiro, diretor comercial da Fujitsu

Como integrar práticas sustentáveis e melhorar a experiência do cliente

A integração de práticas sustentáveis na experiência do cliente tornou-se uma estratégia essencial para empresas que desejam prosperar em um mercado cada vez mais consciente e exigente

Autor: Raimundo Ribeiro 

Nos últimos anos, a sustentabilidade se tornou uma prioridade central nas estratégias de negócios. Os consumidores estão cada dia mais atentos, conscientes e exigentes quanto ao impacto ambiental social das empresas, a integração de práticas sustentáveis na experiência do cliente tornou-se não apenas uma responsabilidade, mas também uma obrigação que podemos e devemos transformar numa oportunidade competitiva. 

Conforme relatório Global Consumer Insights, da PwC de 2023, 55% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços de empresas comprometidas com práticas sustentáveis. Além disso, 75% afirmam que a sustentabilidade influencia suas decisões de compra. Esse crescente movimento de consumidores conscientes é um chamado claro para que as empresas integrem práticas sustentáveis em todas as suas operações, incluindo a experiência do cliente. 

Cada vez mais empresas estão caminhando para uma comunicação sem papel com seus clientes, em ofertas de marketing personalizadas ou conselhos personalizados. Embora este seja um modesto passo inicial, é um passo importante, pois indica uma mudança de mindset sobre os impactos ambientais em todas as suas atividades e reconhece as crescentes expectativas para a experiência do consumidor.

Sabemos que a sustentabilidade é um dos pilares de gestão comprometida em contribuir com a sociedade e com o meio ambiente. Por isso, é muito importante investir continuamente em inovações que melhoram a eficiência energética dos produtos, ao mesmo tempo que reduzem o impacto ambiental durante todo o seu ciclo de vida, se tornando essencial para empresas que se preocupam com o futuro do planeta.

Outro ponto fundamental que vale a pena ser destacado é a integração prática sustentável na experiência do cliente, pois oferece inúmeros benefícios, como a diferenciação competitiva. Empresas que lideram em sustentabilidade destacam-se no mercado e atraem consumidores que valorizam o compromisso ambiental. Equipamentos mais eficientes e que utilizam tecnologias sustentáveis podem reduzir custos operacionais ao longo do ciclo de vida, e consumidores conscientes tendem a ser mais leais a marcas que compartilham seus valores ambientais, o que impacta positivamente a preservação do meio ambiente e o bem-estar da sociedade, além de reforçar a responsabilidade corporativa e a reputação da marca.

A integração de práticas sustentáveis na experiência do cliente tornou-se uma estratégia essencial para empresas que desejam prosperar em um mercado cada vez mais consciente e exigente. Alinhar sustentabilidade e experiência do consumidor não só atende às expectativas dos clientes, como também promove um futuro mais sustentável e responsável, demonstrando que é possível oferecer excelência ao cliente enquanto se adota práticas que protegem o planeta.

Raimundo Ribeiro é diretor comercial e técnico da Fujitsu General do Brasil.

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