Companhias aéreas investem em mobilidade



A forma de negociar das companhias aéreas está passando por uma transformação fundamental, assim como os aplicativos móveis que permeiam todas as etapas da viagem e os principais aspectos da operação. Cerca de 93% das companhias aéreas têm os serviços móveis para passageiros como prioridade de investimento para os próximos três anos, com 58% investindo em grandes programas, revela a 14ª Sita/Airline Business IT Trends Survey.

 

A pesquisa relata que os investimentos de TI estão sendo direcionados para melhorar os serviços para passageiros, reduzir os custos das operações de negócios e gerar renda. Os serviços para passageiros é a principal prioridade e os serviços móveis lideram a pesquisa com 58% das companhias aéreas planejando importantes programas para os próximos três anos. Um adicional de 35% está investindo em pesquisas e desenvolvimento. Na área de vendas e distribuição, o serviço móvel se difundiu em mais da metade das companhias aéreas que já vendem bilhetes através dos dispositivos móveis e, até 2015, 89% das companhias aéreas pretendem adotar a solução.

 

Em 2015, quase nove em cada dez companhias aéreas planejam ter os seguintes serviços disponíveis através do celular: pesquisas de voo, check-in, cartão de embarque digital, compra de passagens, notificação de status de voo, serviços auxiliares, com tratamento e gerenciamento de bagagens extraviadas, e acompanhamento das reclamações dos clientes. Metade das companhias aéreas já implementou os serviços móveis de busca de voos e check-in e também fornecimento de cartões de embarque, compra de bilhetes e notificações de status de voo.

 

“A pesquisa deste ano mostra como as companhias aéreas estão comprometidas com o serviço móvel para o negócio como um todo. Aplicativos móveis estão sendo utilizados para melhorar a experiência do passageiro, reduzir custos operacionais e gerar receitas. Este é o segundo ano que os serviços móveis para os passageiros lideram a lista de programas de investimento e é a adoção de aplicativos móveis para vendas, atendimento ao cliente e processamento de passageiros que realmente mostra que as companhias aéreas estão comprometidas com essa transformação”, afirma Francesco Violante, CEO da Sita.

 

Nove em cada dez companhias aéreas vão investir em mídias sociais ao longo dos próximos três anos. Cerca de 57% das companhias aéreas acreditam que as mídias sociais podem desempenhar um papel significativo na promoção de vendas, com 39% salientando o seu valor no serviço ao cliente. Quatro em cada dez voos já são promovidos através das mídias sociais e quase 90% das companhias planejam fazer o mesmo até 2015. Tanto as mídias sociais quanto os serviços móveis abrirão as portas para um serviço mais personalizado, e na pesquisa deste ano, 78% das companhias aéreas já tem, ou pretende personalizar as ofertas de vendas através dos seus canais diretos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima