Estudo da BMC mostra que boa utilização de dados resulta na satisfação dos clientes e impacto positivo em diferentes áreas, principalmente no aumento nas vendas
As organizações passaram a ter noção da importância do investimento em dados, percebendo resultados como inovação de produto (35%), sustentabilidade (43%) e corte de despesas e custos (50%), sendo que o maior impacto está diretamente ligado ao aumento das receitas (68%) e a satisfação dos clientes (55%). As informações fazem parte da pesquisa global “Profitable Outcomes Linked to Data-Driven Maturity” realizada pela S&P Global Market Intelligence a pedido da BMC Software, empresa global especializada em soluções para empresas digitais autônomas. O estudo avaliou, em 2022, a relação entre práticas e investimento no uso de dados e resultados baseados na estratégia de DataOps.
“A necessidade de extrair maior valor comercial dos dados é clara, sendo até uma estratégia de DataOps bem definida. Surge, assim, como uma chave para gerenciar e integrar análises na descoberta de novas oportunidades, responder rapidamente a problemas e até mesmo checar os desafios. Para as organizações que usam a metodologia DataOps para dar suporte a todas as atividades orientadas por dados, 41% concordam fortemente que sua organização pode aplicar insights orientados por dados para impulsionar os objetivos de negócios, em comparação com apenas 13% dos entrevistados de organizações que não o fazem”, detalhou Ram Chakravarti, diretor de tecnologia da BMC.
Prioridade máxima
Na concepção do executivo, o envolvimento e a satisfação do cliente são fundamentais para a rentabilidade empresarial a longo prazo, e são identificadas fortes práticas orientadas à dados como um motor destas métricas do cliente. “Nos próximos 24 meses, a ênfase na satisfação do cliente continuará a ser uma prioridade máxima para as organizações, uma vez que estas tentam otimizar a utilização dos dados. Vemos neste estudo que as áreas de maior sucesso com uma visão orientada por dados incluem frequentemente aquelas estreitamente ligadas à rentabilidade e receitas, incluindo o tratamento e a assistência ao cliente a bordo”. A pesquisa obteve informações de 1.100 profissionais de TI e dados de grandes empresas em diversas regiões globais em vários setores e onze países.