A demissão do presidente mundial do Groupon Andrew Mason chama a atenção para a necessidade de os sites de compras coletivas mostrarem produtividade e rentabilidade para provar que são muito mais do que simplesmente uma ideia inovadora. “Meus maiores arrependimentos são os momentos que eu deixei a falta de informação substituir minha intuição sobre o que é melhor para nossos consumidores”, afirmou Mason em comunicado.
No Brasil, embora as empresas do setor não estejam subordinadas aos humores do mercado de capitais e às avaliações dos acionistas da Nasdaq, o movimento de consolidação do setor vem se desenhando há mais de um ano. Depois da febre que contaminou o mundo, mais de 1,5 mil sites de compras coletivas foram criados no país, mas, menos de 10% sobreviveram à intensa competição e necessidade constante de novos investimentos.
O site Oferta Única tentou tirar proveito deste cenário. Decidiu crescer unindo-se aos sites regionais com marcas conhecidas que têm bom relacionamento com os consumidores e com os estabelecimentos comerciais, porém sem capacidade de alçar voos sozinhos. Para essas plataformas a expansão é cada vez mais difícil pela dificuldade de investir em TI, SAC, atendimento ao consumidor, parte jurídica e toda a estrutura necessária para competir num mercado mais fechado.
A solução de Oferta Única foi criar uma rede que une os sites de compras coletivas. Mas apenas os mais fortes em cada região, com as marcas reconhecidas e reputação. Em pouco mais de um ano mais de 40 sites foram reunidos numa plataforma de negócios. O mais recente é o Clube Mixaria, do Denilson, o ex-jogador da seleção brasileira de futebol. Outros sites que compõem a rede Oferta Única são: Massas Ofertas, do apresentador Ratinho, Portal Vale Descontos, Grupo Silvio Santos, Correio de Ofertas, Clube do Desconto, QPechincha, Dia do Desconto, Palito de Dente, Tô Salvo, Simples Vida, Capital Compras etc.
Estes sites seguem um modelo parecido como de uma franquia. Vendem juntos e Oferta Única capta ofertas em rede, cuida das áreas de vendas, captação de novos estabelecimentos, seleção das ofertas, web desing e oferece tudo o que precisam em termos de infraestrutura: jurídico, tecnologia, comercial, apoio, consultoria. E principalmente um SAC eficiente.
No Oferta única comercializa-se cerca de 5 mil ofertas diariamente, mais de 180 mil mensalmente, em média. Possui aproximadamente 200 colaboradores e estrutura com capacidade para milhares de acessos simultâneos. O site foi fundado em junho de 2010 pelos sócios Antonio Mouallem e Rodrigo Monzoni, empresários do segmento de internet.