A progressiva comoditização no varejo vem pasteurizando produtos, marcas e lojas e acentuando o grau de infidelidade do consumidor. A fidelização implica buscar a apropriação de uma parcela maior de compras, já que a exclusividade torna-se quase impossível. A questão é aprofundar o conhecimento de um mesmo consumidor que tem expectativas, comportamento e demandas diferentes dependendo do momento da compra, tornando-se um verdadeiro “quebra-cabeça” a ser desvendado.
O livro “Inovações no Varejo – Decifrando o quebra-cabeça do consumidor”, de Alberto Serrentino, procura sintetizar os principais elementos de mudança no comportamento do consumidor, as conseqüentes demandas e oportunidades emergentes para o negócio do varejo e os grandes movimentos de inovação e mudança estrutural. O varejo é visualizado de forma abrangente, envolvendo diversos setores, formatos de loja e mercados.
O “quebra-cabeça” é construído a partir de sete grandes temas, que revelam as principais mudanças em curso na relação dos consumidores com produtos, marcas e lojas: conveniência e soluções; saúde e bem-estar; racionalidade e preço; diversidade e segmentação; impulso e surpresas; expansão, formatos, canais e negócios; emoção e experiência. Finalmente, a marca é entendida como síntese do processo de inovação e diferenciação no varejo.
Publicado pela Editora Saraiva, o livro estimula a reflexão estratégica de empresas varejistas e de todas as que se relacionam com consumidores. Com linguagem direta e pragmática, busca respaldar os conceitos com dados e associa as oportunidades com cases e exemplos práticos. Também há relação entre dados e cases internacionais e a realidade brasileira, mostrando a convergência nos processos de mudança e inovação no mercado global, sintonizando o Brasil com os mercados mais maduros.
Ficha Técnica
Título: Inovações no Varejo – Decifrando o quebra-cabeça do consumidor
Autor: Alberto Serrentino
Editora: Saraiva
Número de páginas: 144
Preço: R$ 35,00